Foi em Lisboa que se celebrou a inclusão no futebol. Mais de 120 jovens com deficiência cognitiva estiveram esta quarta-feira no Estádio da Luz a participar na Special Champions League, um torneio de futebol adaptado internacional que desta vez teve lugar na capital portuguesa.

A Fundação Benfica foi um dos principais promotores da iniciativa cofinanciada pela União Europeia e que envolveu jogos com equipas mistas de futebol de cinco. Simão Sabrosa deu o pontapé de saída naquele que se perspetivava como um dia muito especial para todos os jovens que pisavam o relvado sintético da Luz. A inspiração daquele que para muitos é um ídolo serviu de mote para o cenário futebolístico que se viu de seguida e que durou desde as 9h até perto das 16h.

Pelo meio, também estiveram as mascotes oficiais do Benfica [Águia Vitória] e da Fundação, sempre bastante interventivas.

Mascote Águia Vitória (à esquerda) e mascote da Fundação Benfica (à direita)
Mascote Águia Vitória (à esquerda) e mascote da Fundação Benfica (à direita) créditos: SAPO Desporto

Quem também acompanhou de perto o 'toque de bola' dos jogadores foi Jorge Miranda, diretor da Fundação Benfica, que esteve à conversa com o SAPO Desporto e congratulou-se com a iniciativa:

"Todos sabemos o que o desporto é capaz de fazer pela pessoa humana, mas a exploração dos limites que é capaz de fazer pela sociedade e pelo bem estar individual e coletivo é uma experiência que ainda está a ser desbravada e dá os seus frutos. Essa é a razão de ser desta iniciativa", começou por dizer, antes de destacar a essência deste 'projeto social':  "Por trás de tudo isto, está uma coisa muito importante chamada futebol, que é um jogo de paixões que não só abrange a maioria da população como aqueles que têm algumas dificuldades ou necessidades especiais", acrescentou.

Jorge Miranda (à direita)
Jorge Miranda (à direita)

A realização do torneio só traz mais valias para o desporto adaptado em Portugal, mas, na opinião de Jorge Miranda, esta é uma fase em que já estamos perante uma mudança de mentalidade face aos desportistas com qualquer tipo de incapacidade cognitiva:

"Hoje em dia, felizmente, não é a mesma coisa ter uma incapacidade ou não ter como era há 50 anos atrás. Atualmente, temos cada vez mais o desporto adaptado a ser apreciado por todos e, por exemplo, já vemos em Espanha equipas profissionais de basquetebol adaptado", frisou.

"Evolução do desporto adaptado? É um caminho sem retorno"

Já sobre a presença de Simão Sabrosa, o dirigente falou numa "experiência fantástica" e realçou o valor que o Benfica dá a todos estes jovens:

"Qual de nós não quer estar com um jogador como o Simão? Num dia em que eu próprio estou aqui no campo, a jogar, e de repente estou na baliza e ele está a rematar um penálti. Acho que é uma experiência fantástica e tem um aspeto muito importante: Mostra que nós no Benfica damos valor a todos e a estes jovens", argumentou.

Veja as melhores imagens da Special Champions League:

Dos participantes, marcaram presença grandes nomes a nível internacional como a Juventus, Ajax, Fundación Alcoraz, Everton in the Community, Fundación Levante, Werder Bremen, Bayer 04, KasEupen, Foundation 92, NEC Nijmegen, Special Olympics Portugal e Fundação Benfica, estes dois últimos os representantes portugueses em competição. A Special Champions League também pode ser vista como um importante momento para a expansão além-fronteiras da Fundação dos encarnados, que parece já ter os horizontes bem traçados:

"Nós vamos procurar alargar um pouco a nossa ação em termos de desporto adaptado. Juntamo-nos com os melhores. Vamos continuar a fazer projetos em rede com fundações de grandes clubes europeus e vamos continuar a investir dentro das nossas possibilidades e capacidades numa equipa e no alargamento do futebol adaptado no seu geral", concluiu Jorge Miranda.

Confira os resultados do torneio

No final, como já era de esperar, todos saíram vencedores, numa prova em que o desporto e o fairplay se superiorizaram a qualquer tipo de rivalidade dentro das quatro linhas.

Jose Gandarez, que lidera a área comercial e as relações institucionais do Benfica, entregou as medalhas aos participantes que depois tiveram a oportunidade de ver a águia a voar dentro do Estádio da Luz.

A próxima jornada da Special Champions League, que conta com equipas de Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália, Bélgica e Países Baixos, vai decorrer na cidade alemã de Leverkusen.

A Fundação Benfica desenvolve, entre outros, o projeto Welcome Through Football, que tem o objetivo de promover a inclusão social e a empregabilidade junto de refugiados através do desporto, a visita contou ainda com a participação, o projeto Para ti se não faltares, de combate ao absentismo escolar, e o Kidfun, uma iniciativa que trabalha valores fundamentais de conduta e vida em sociedade. Recentemente, também se disponibilizou a ajudar a Turquia com o envio de 1000 mantas térmicas para apoio às vítimas do sismo.

Mas, no final deste torneio, quem ficou mesmo a ganhar foi o desporto adaptado que encontrou nesta quarta-feira uma nova capital: Lisboa.

Veja os melhores momentos da Special Champions League: