Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades
Quem diria? É a pergunta que muitos portistas fazem por esta altura, a propósito da despedida de Sérgio Conceição. Não pela despedida em si, essa já mais ou menos esperada, mas pela forma como aconteceu.
Responsável por manter o dragão competitivo ao longo dos últimos sete anos - e no meio de tantas adversidades - Sérgio Conceição anunciou o seu adeus ao FC Porto.
Numa mensagem emotiva que se esperaria apenas dirigida aos sócios, a despedida transformou-se também num míssil de recados enviado a quem o acompanhou de perto, de muito perto, ao longo da última década.
Sem grandes esperas, agradeceu prontamente o clube, por todos os troféus conquistados, e quiçá Vítor Bruno, fiel adjunto de Sérgio, que estará na linha da frente para ocupar a cadeira que tinha o mesmo dono há sete anos.
Sérgio fala em traição, mas foi o advogado do treinador a negar que o técnico mais titulado do FC Porto e do futebol português tenha exigido uma cláusula, no momento da rescisão, para dificultar que o seu antigo adjunto pudesse ocupar o seu lugar.
Os próximos dias serão decisivos e esclarecedores quanto ao futuro próximo dos azuis e brancos, até porque há uma época para preparar com um Europeu pelo meio. A casa portista começa a arrumar-se e foi nesse árduo trabalho que Villas-Boas percebeu que, afinal, os cofres do FC Porto estão vazios. Entre pagamentos em atraso e encargos relativos a maio, a situação será "caótica".
E por falar em más notícias: que tamanho azar, Otávio! O internacional português lesionou-se no último jogo do Al Nassr e está fora do Euro 2024. Para o lugar do ex-FC Porto entra Matheus Nunes, ex-Sporting, médio do Manchester City, que apesar de tudo ainda estará fora das opções para o encontro desta noite, assim como Pepe, Ronaldo e Rúben Neves.
Em Alvalade, que terá casa cheia, a seleção portuguesa defronta a Finlândia, naquele que será o primeiro de três particulares antes da viagem para a Alemanha. Deixamos aqui o nosso palpite para o onze inicial, veja lá se concorda, e não ficamos por aqui. Espreite aqui quais os números que cada jogador vai vestir no Euro 2024. Sim, o 7 já sabe, mas e os outros?
Faltam 10 dias para o arranque do Euro 2024 - tic tac, tic tac, tic tac - mas Portugal já está a ganhar. Entre asas e rodas, a seleção escolheu as rodas. E o planeta agradece.
No Benfica, Rafa já deve estar a pesquisar no Google os melhores pratos turcos, enquanto Gonçalo Inácio ainda está a perceber se está preparado para comer feijão ao pequeno almoço. Jogar na Premier League é sempre tentador, mas o assalto a um jogador do Tottenham à porta de um hotel em Cannes pode ser um mau presságio.
Entretanto, o Benfica terá recusado 60 milhões de euros por uma das principais pérolas do plantel, mas deverá deixar sair um dos seus avançados por valores a rondar os 15 milhões.
Nas modalidades, Roland Garros continua a provar o porquê de ser um dos melhores torneios do mundo. Suspense não tem faltado e que o diga Djokovic, que garantiu a continuidade em prova na mesma noite em que a cidade onde jogava chorava a confirmação da despedida de um ídolo. O sonho é Real e Kylian Mbappé vai mesmo jogar em Madrid.
É tudo por hoje, amanhã há mais. Até lá, já sabe: toda a atualidade desportiva nacional e internacional está à distância de um clique no SAPO Desporto.
I Liga
O técnico afirma ainda que "não será uma quebra de valores e traição de outros" que o farão "pôr em causa" os seus próprios "valores e palavra".
Atualidade
Problemas de tesouraria encontrados pela nova administração da SAD ter-se-ão feito sentir já no fim de maio.
Euro
Cristiano Ronaldo, Rúben Neves e, provavelmente, Pepe serão as maiores ausências para o duelo de preparação para o Europeu 2024.
Amigáveis (Seleções)
O Portugal-Finlândia está agendado para as 19:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e terá arbitragem do romeno Christian-Petru Ciochirca.
I Liga
Águias pretendem segurar o jovem médio de 19 anos por mais uma temporada e não estarão disponíveis a negociar por qualquer valor abaixo dos 100 milhões de euros.
Atualidade
Gonçalo Inácio tem uma cláusula da rescisão de 60 milhões de euros.
Ténis
O tenista sérvio venceu Francisco Cerundolo em cinco sets, por 6-1, 5-7, 3-6, 7-5 e 6-3.
La Liga
O internacional francês assinou um contrato válido para as próximas cinco temporadas.