Portugal, Alemanha e Suíça. Foram estas as únicas seleções, das 24 presentes no Euro 2024, que se comprometeram em trocar as viagens de avião pelas de autocarro ou comboio para reduzir a pegada ecológica.

O desafio tinha sido lançado pelo grupo climático 'Transport & Environment', mas foi ignorado pela larga maioria das seleções participantes no Europeu da Alemanha.

Um repto que, se fosse aceite, permitiria reduzir as suas emissões em 60 por cento, de acordo com a análise desta organização, que representa as Organizações Não Governamentais responsáveis pela promoção de viagens sustentáveis.

Apesar da desilusão pela falta de resposta por parte da seleções nacionais, o grupo ativista mostrou-se satisfeito pelo esforço realizado pela UEFA, que terá tomado várias medidas para tornar a competição mais verde.

"A UEFA e a anfitriã Alemanha esforçaram-se muito para reduzir as emissões dos transportes durante o torneio, tornando-o no campeonato mais ecológico de sempre. Isto mostra o que pode ser feito", disse Erin Vera, ativista de viagens inteligentes da T&E.

"Infelizmente, as selecções nacionais até agora não têm conseguido dar o exemplo. Se as equipas optarem por evitar viajar de avião para viagens que poderiam razoavelmente ser feitas de comboio ou de autocarro, poderão reduzir drasticamente as suas emissões", sublinhou.

No caso de Portugal, a seleção irá viajar de autocarro em dois dos três jogos da fase de grupos e "manifestou a intenção de começar a reportar as emissões de viagens durante este torneio, de forma a poder definir metas de redução para os próximos torneios, como o Campeonato do Mundo".

Já a Alemanha, país organizador do torneio, comprometeu-se a não voar em qualquer jogo da fase de grupos, reduzindo as suas emissões potenciais em 98 por cento, enquanto a Suíça concordou em viajar de autocarro até à sua base, em Estugarda, a cerca de quatro horas de distância do centro de treinos.

Aliás, como responsável pela organização, a Alemanha procurou que os jogos da fase de grupos fossem agrupados geograficamente próximos uns dos outros para reduzir o tempo de viagem e as emissões de carbono.

Para além disso, todos os detentores de bilhetes de jogo terão direito a um cartão de viagem de 36 horas para utilizar nos transportes públicos nas dez cidades-sede, bem como nas zonas envolventes.

França: Favorita, mas só dentro do campo

A seleção francesa é apontada como uma das favoritas a vencer o Europeu, mas também fortemente criticada por ignorar o repto lançado pela organização.

A 'Transport & Environment' fez as contas e chegou à conclusão de que se a França substituísse as viagens aéreas pelas viagens de comboio ou autocarro, poderia reduzir as suas emissões de CO2 em 97 por cento - ou cerca de 40 toneladas - apenas na fase de grupos.

A título de exemplo, a organização lembra que Mbappé e companhia terão o seu 'quartel-general' em Paderborn, uma cidade a oeste da Alemanha localizada a seis horas de comboio de Paris. Os jogos da fase de grupos da equipa gaulesa acontecerão em Düsseldorf, Leipzig e Dortmund, localizados respectivamente a menos de duas horas, quatro horas e uma hora e quinze minutos de Paderborn.

Por fim, a organização ativista pelo ambiente dá os exemplos de Mbappé e Harry Kane, capitães das seleções francesa e inglesa, para revelar um dado curioso, mas também preocupante. A poluição causada pelas duas equipas ao longo da competição, caso cheguem à final e mantenham as deslocações de avião até lá, poderá significar sete a nove vezes mais do que uma pessoa emite durante um mês inteiro. Dá que pensar, não dá?