Benfica perde liderança isolada na mesma semana em que Luisão diz adeus aos relvados
Na semana em que Luisão 'pendurou as chuteiras' depois de 15 anos ao serviço do Benfica, o empate frente ao Desportivo de Chaves por 2-2 na véspera de receber o F.C. Porto comprometeu a liderança isolada dos 'encarnados' alcançada na Luz frente ao Desportivo das Aves. Pelo meio, o Benfica ainda vai a Atenas para defrontar o AEK para a Liga dos Campeões com várias ausências de peso na equipa devido a lesões e castigos.
Depois de uma entrada fulgurante na equipa de Rui Vitória esta época, João Félix lesionou-se frente ao Desportivo das Aves no passado domingo e está praticamente fora das opções do técnico do Benfica para o jogo em Atenas contra o AEK. Grimaldo também se lesionou frente ao Desportivo das Aves e esteve em dúvida para a deslocação a Chaves. O lateral esquerdo espanhol recuperou a tempo de viajar para Trás-os-Montes, mas os 'encarnados' não conseguiram trazer os três pontos num jogo que chegou a estar em causa por causa de um autêntico dilúvio.
Em Chaves, e com um relvado muito pesado devido à chuva intensa registada, a rapidez de Rafa Silva para inaugurar o marcador logo aos três minutos não foi suficiente para encaminhar o Benfica para um triunfo tranquilo na véspera de dois jogos importantes. A lesão de Jardel ainda na primeira parte obrigou Rui Vitória a apostar na estreia de Conti, mas o argentino acabou por ser expulso na reta final do jogo com cartão vermelho direto o que deixou o Benfica a jogar em inferioridade numérica logo depois do segundo golo de Rafa.
Outra contrariedade para o Benfica em Trás-os-Montes surgiu já no decorrer da segunda parte com a lesão do médio brasileiro Gabriel. O número 8 do Benfica estava a ser uma das figuras de destaque frente ao Desportivo de Chaves, mas uma lesão no joelho devido ao relvado aumentou o número de possíveis ausentes para os próximos jogos frente a AEK e F.C. Porto. A jogar com menos um jogador, o Benfica não conseguiu segurar a vantagem e viu o Desportivo de Chaves alcançar o empate no último minuto do tempo extra.
E se a nível desportivo as coisas não foram positivas para o Benfica, uma vez que perdeu três jogadores na véspera de defrontar o F.C. Porto, no campo da justiça desportiva o cenário também não foi animador para o clube da Luz. A meio da semana o ex-presidente do IPDJ, Augusto Banganha, fez acusações graves de que tinha sofrido pressões do Governo sobre a interdição do Estádio da Luz e nesse mesmo dia o Conselho de Disciplina da FPF anunciou o castigo à porta fechada ao Benfica, o que colocou a presença de público no próximo clássico em risco.
Para além disso, a FIFA ainda condenou o Benfica a pagar uma indemnização de 3,5 milhões de euros a Bilal considerando injustificadas as razões apresentadas pelo clube da Luz para rescindir contrato por justa causa com o extremo holandês no início de 2017. O Benfica anunciou que vai recorrer para o TAS recordando vários episódios polémicos com o ex-internacional holandês sub-19.
A terminar, destaque para a despedida de Luisão do Benfica enquanto jogador depois de 15 anos ao serviço do clube da Luz. O capitão teve direito a uma cerimónia de despedida no Estádio da Luz, mas para ironia do destino, foi à porta fechada e com bancadas sem adeptos.
I Liga
O Benfica empatou esta quinta-feira por 2-2 frente ao Desportivo de Chaves.
I Liga
Clubes podem apresentar recurso no TAD ou providência cautelar para suspender o castigo.
I Liga
Ex-presidente do IPDJ diz que invasão de Alcochete podia ter sido evitada.
Futebol Internacional
Observatório do futebol analisou o tempo que as equipas europeias demoram a fazer as suas tentativas de remate.
Greece Superleague
AEK Atenas é o adversário do Benfica na Liga dos Campeões.
I Liga
Defesa-central de 37 anos colocou um ponto final na carreira de futebolista.
Liga dos Campeões
Dirigente italiano falou sobre o fosso económico entre clubes europeus.
I Liga
João Félix (saiu lesionado) e Franco Cervi marcaram para a equipa de Rui Vitória, que assume a liderança provisória do campeonato.
I Liga
De recordar que a justiça portuguesa investiga cinco casos envolvendo o Benfica.
I Liga
Organismo negou o provimento à decisão do clube da Luz no despedimento do jogador por justa causa, em 2017.
I Liga
Jardel tem sido o capitão do Benfica em 2018/19.
Futsal
Os tricampeões nacionais marcaram por Janice Silva (12 minutos), Beatriz Pinheiro (18) e Inês Fernandes, que ‘bisou’ (34 e 38).