FC Porto: 'La vida es una tómbola'
Caro dragão, como tem passado esta semana alucinante?
Pois bem, da vitória no Jamor à possibilidade de Vítor Bruno ficar com o lugar de Sérgio Conceição passaram-se cinco dias. Sim, cinco dias.
Esta sexta-feira amanheceu com a notícia de que a famigerada conversa entre Sérgio Conceição e André Villas-Boas já aconteceu. Contudo, a novidade não se fica por aqui.
Segundo a imprensa desportiva, o encontro entre treinador e presidente azedou quando Conceição soube que Vítor Bruno entrava na equação para a sua sucessão.
E nesta avalanche noticiosa, destacam-se vários sinais: 1- Sérgio Conceição sentir-se-á traído, 2- Vítor Bruno não terá gostado que Conceição renovasse sem incluir a restante equipa técnica no acordo com Pinto da Costa, 3- Antero Henrique terá convidado Vítor Bruno para rumar ao Qatar (mas para Sérgio Conceição o contacto do antigo dirigente do FC Porto já terá sido a pensar na sua substituição). Confuso? Entendemos.
Eis a súmula de um Dragão a ferver, depois do enorme exemplo de união após a conquista da Taça de Portugal, com o troféu a ser levantado a três mãos - Pinto da Costa, André Villas-Boas e Sérgio Conceição.
O FC Porto venceu e deixou a dobradinha do Sporting para depois, num jogo inevitavelmente marcado pela expulsão madrugadora de St. Juste - herói, porque vez o 1-0, vilão porque empurrou a equipa para um buraco do qual seria sempre difícil escapar.
A conquista atenuou uma época potencialmente sombria para os azuis e brancos, que evitaram terminar sem quaisquer títulos, algo que seria inédito para Sérgio Conceição, que chega ao fim de 7 anos com 11 títulos conquistados à frente dos dragões.
Com o futuro incerto, a despedida de Sérgio Conceição é cada vez mais um cenário real. Desde logo, pelo discurso de Villas-Boas aquando da entrega da Taça no Museu do FC Porto, depois por Galeno, que no aeroporto praticamente confirmou a saída do treinador.
Também esta semana, não esquecer, André Villas-Boas tomou posse como presidente da SAD do FC Porto e Pinto da Costa, assim como a sua equipa de administração, cedeu por fim lugar ao novo líder portista, pronto para pôr "mãos-à-obra".
Foi o que também fez David Carmo e armada lusa do Olympiacos, da qual faz também parte Fran Navarro, ao vencer a Liga Conferência. Do inferno ao paraíso, o central não quis falar sobre o futuro, mas sobre o presente há uma certeza: a cláusula de compra é de 18 milhões de euros, caso o clube grego queira ficar com o defesa. Um valor que parece ser demasiado elevado para os cofres helénicos.
Nas modalidades, destaque para as vitórias diante da Ovarense, que colocaram os dragões na final da Liga de Basquetebol diante do Benfica, mas também para o triunfo no jogo inaugural da meia-final de hóquei em patins, em casa, frente ao Sporting.
Em suma, a semana do FC Porto é a prova clara de que, como canta Manu Chao, 'La vida es una tómbola', em português, a vida é uma lotaria. Umas vezes em cima, outras vezes em baixo, o universo do Dragão está a viver uma autêntica montanha russa, que antevê uma viagem atribulada.
E é também essa a viagem que tem tido um ex-jogador do FC Porto, que se perdeu algures no caminho. Foi peça chave na conquista do último troféu europeu, mas o álcool trocou-lhe as voltas.
"Porque el mundo es una bola, que se vive a flor de piel". Força, Fredy Guarín!
Bom fim-de-semana.
Poderá encontrar estas e outras notícias do FC Porto na página do clube no nosso site, assim como toda a atualidade desportiva nacional e internacional, atualizada AO MINUTO.
Atualidade
Técnico do FC Porto ter-se-á sentido traído quando soube que Vítor Bruno entrava na equação para a sua sucessão.
Taça de Portugal
Um jogo que prometia ser equilibrado foi decidido nos detalhes. O Sporting até marcou primeiro, mas cometeu erros, viu-se, bem cedo, reduzido a dez jogadores e permitiu ao FC Porto virar o resultado já no prolongamento. Não houve 'dobradinha' no Jamor.
Taça de Portugal
Do balneário ao autocarro, foram muitos os momentos de alegria, com danças e algumas "cervejinhas" à mistura.
Atualidade
Chega assim ao fim um longo ciclo sob a liderança de Jorge Nuno Pinto da Costa. Ao longo de 42 anos, o histórico dirigente deixa o FC Porto com 69 títulos conquistados no futebol.
I Liga
Antigo presidente dos dragões assumiu a liderança da SAD há 27 anos, tendo conquistado 45 troféus pela FC Porto SAD, mas desde a primeira vez em que foi eleito, em 1982, esteve em 69 conquistas.
Atualidade
Futuro de David Carmo continua em aberto. Vencedor da Liga Conferência obrigado a pagar 18 milhões de euros para ficar com o central do FC Porto.
Geral
Defesa mostrou-se feliz pela conquista da Liga Conferência e não esclareceu regresso ao FC Porto: "Não consigo responder agora". No final da partida, terminou o jogo em lágrimas.
Hóquei
Na outra meia-final, o FC Porto está em vantagem após vencer o Sporting por 4-2 no Dragão Arena.
Basquetebol
No lado portista, destacou-se Miguel Queiroz, com 21 pontos, 11 ressaltos e duas assistências.
Geral
Antigo jogador do FC Porto, estrela da equipa orientada por Villas-Boas em 2010-2011, faz dez horas de recuperação por dia para conseguir reconquistar a família, incluindo os três filhos.