Noite de gala no Benfica, lucros, prejuízos e a arbitragem, sempre a arbitragem
Vivem-se dias felizes para os lados da Luz. O Benfica lidera destacado a I Liga, brilha nos palcos europeus e os seus adeptos anseiam pelo dia em que vão fazer a reserva da rotunda do Marquês para os festejos do título (não convém é reservar com demasiada antecedência...).
Para já, na noite de ontem houve festa, mas de aniversário, e foi em clima de euforia que as águias assinalaram os seus 119 com a Gala dos Galardões Cosme Damião. Houve discurso entusiasmante (e entusiasmado) de Rui Costa, que assinalou a "reafirmação internacional do Benfica", e a entrega de vários prémios. Destaque para Rafa, que foi eleito futebolista do ano e consta que até esboçou um sorriso no momento do discurso de aceitação da distinção.
Mas se o Benfica lidera nas contas da tabela classificativa da I Liga, ficou atrás dos rivais no que toca às contas financeiras do primeiro semestre da temporada 2022/23, ontem apresentadas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pelas SADs dos três grandes.
Aqui quem lidera (haja algo em que a época esteja a correr bem para os lados de Alvalade) é o Sporting, o único a apresentar lucros no referido período. Dragões e águias apresentaram prejuízos, mas claro que ambos encontraram forma de 'dourar a pílula' para justificar os números negativos. É sempre bom conseguir olhar para o lado positivo, mesmo quando se apresenta resultados financeiros negativos de milhões de euros.
Bem menos feliz que o Benfica anda o FC Porto, ainda a digerir a derrota com o Gil Vicente. Já se sabe que por cá, no nosso campeonato, os culpados dos desaires e do insucesso - seja qual for a cor das camisolas de quem perde - são sempre os mesmos. E como, desta vez, foi aos azuis e brancos que o fim de semana não correu bem, são eles a apontar o dedo aos árbitros. Os dragões falam mesmo num "campeonato claramente desvirtuado" e o seu diretor de comunicação diz que "os árbitros não sabem as regras".
Lá por fora, destaque para João Palhinha, que marcou um golaço. O seu treinador, Marco Silva, é que não viu ,porque...estava a conversar com o 4.º árbitro (0 tal hábito dos portugueses de 'conversarem' com os árbitros até os priva de verem obras de arte como a do antigo médio do Sporting).
E, quando falamos em portugueses que não se são bem com os árbitros, temos de falar de José Mourinho. A Roma viu-se derrotada pelo último classificado na Serie A na última noite, o 'special one' foi expulso e a conversa com o quarto árbitro, ao que parece, não foi nada agradável, tendo este acabado, alegadamente, por insultar o técnico português.
Não nos despedimos sem assinalar o aniversário de Carlos Queiroz! O professor que revolucionou o futebol português, trouxe a glória aos sub-20 nacionais em 1989 e 1991 e que depois de tornou num autêntico globetrotter, com passagens por mais países do mundo do o Willy Fog na Volta ao Mundo em 80 dias, faz hoje 70 anos. Parabéns!
Por hoje é tudo. Voltamos amanhã, com mais novidades. Até lá, o mundo do desporto nacional e internacional está à distância de um clique, no SAPO Desporto.
I Liga
A cerimónia realizou-se na Aula Magna em Lisboa onde foram distinguidos os benfiquistas que brilharam em 2022 e não só.
I Liga
Azuis e brancos reforçaram críticas à arbitragem na sua newsletter, já depois de o seu diretor de comunicação, Francisco J.Marques, afirmar que os árbitros do último FC Porto-Gil Vicente, Rui Costa e Tiago Martins, "não sabem as regras".
Futebol Internacional
Numa entrevista ao site oficial da Federação do Qatar, o técnico fez uma análise do futebol mundial.
I Liga
Sporting, Benfica e FC Porto apresentaram, terça-feira, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários os resultados líquidos financeiros primeiro semestre de 2022/23. Olhamos para as suas contas.
Serie A
Encontro entre a Roma e a Cremonese ficou envolta em polémica.
FA Cup
Treinador do Fulham confessou que não viu ao vivo o grande momento do médio internacional português.