Sporting: 'Check-in' feito para a 'final four' da Taça da Liga, com escala nos 'oitavos' da Taça de Portugal
Semana positiva para os lados de Alvalade: dois jogos, duas vitórias, dois 'bilhetes' para seguir em frente nas duas taças domésticas. O primeiro duelo foi contra o Paços de Ferreira, para a Taça de Portugal, há precisamente uma semana. Sem lugar para poupanças, a equipa de Rúben Amorim bateu o Paços de Ferreira por 3-0: Tiago Tomás, Bruno Tabata e João Palhinha marcaram os golos que colocam o Sporting nos oitavos de final da Prova Rainha onde terá de esperar até ao próximo dia 23 de dezembro para conhecer o seu adversário. A equipa de Alvalade irá defrontar o vencedor da partida entre Marítimo e Salgueiros.
Quatro dias depois, o plantel regressou a Alvalade para defrontar um novo adversário e para uma outra competição: Amorim 'rejuvenesceu' o onze inicial, com muitas novidades. Mesmo com a juventude em campo, o leão levou a melhor sobre o Mafra, da II Liga, nos quartos de final da Taça da Liga. O Sporting venceu por 2-0 com golos de Sporar e Tabata e está na 'final four' da competição que se realiza no próximo mês de janeiro. O adversário das 'meias' é conhecido na próxima segunda-feira.
Ainda no futebol, os leões voltaram a exigir que os lhe sejam reconhecidos os 22 títulos de campeão nacional em vez dos 18. Federico Varandas, presidente do Sporting, entregou a Fernando Gomes, presidente da Federação, um parecer independente que sustenta a pretensão leonina. No plantel, Nuno Mendes regressou a jogo frente ao Mafra, mas acabou por sair momentos depois de ter entrado em campo devido a uma nova lesão, desta vez na anca. Notícias mais positivas vieram por Pedro Gonçalves que voltou a arrecadar mais dois prémios individuais da I Liga: o jogador leonino foi o melhor médio e o melhor jogador de novembro na competição. Sebastian Coates também não acabou a semana de mãos a abanar: o uruguaio recebeu o prémio Stromp de futebolista do ano.
Depois das taças, os leões preparam por esta altura o regresso ao campeonato. O Sporting recebe o Farense em Alvalade amanhã, a partir das 20h30.
A semana ficou ainda marcada pela inédita decisão do Tribunal Arbitral do Desporto que confirmou o castigo de quatro jogos aplicado ao Sporting pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, devido a insultos homofóbicos proferidos por adeptos dos 'leões' em dois jogos de futsal em outubro de 2018. O Sporting não irá recorrer de uma decisão histórica que nunca tinha sido aplicada a "situações idênticas, similares ou mais graves", mas ficará atento a decisões futuras em casos semelhantes.
Ainda nas modalidades, o basquetebol verde e branco segue invicto no campeonato nacional, depois de bater o Benfica por 67-63, somando a nona vitória em nove jogos, o que garante a liderança isolada da prova. Já no hóquei em patins os leões não tiveram tanta sorte no dérbi que decidiu o vencedor da Taça 1947: depois de empate a três no tempo regulamentar, o Sporting perdeu nos penaltis frente ao Benfica.
Vai encontrar estas e outras notícias na newsletter do Sporting. Acompanhe tudo sobre os leões no SAPO Desporto.
Taça da Liga
Leões bateram o Mafra por 2-0 numa partida em que os 'leões' apostaram num onze inicial bem diferente do habitual, que não comprometeu, mas que também não encantou.
I Liga
O jogador do Sporting já tinha sido eleito o melhor médio do mês.
I Liga
Além de Nuno Mendes, Jovane Cabral fez tratamento e trabalho de ginásio.
Futsal
Os leões não vão recorrer da decisão do Tribunal Arbitral do Desporto.
I Liga
Os leões enviaram um parecer à FPF no qual insistem que o clube não conquistou apenas 18 títulos.
Taça de Portugal
O Sporting venceu o Paços de Ferreira por 3-0, com golos de Tiago Tomás, Bruno Tabata e João Palhinha e seguiu em frente para a 5.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Taça de Portugal
Adeptos fizeram questão de apoiar a equipa 'leonina' antes do jogo contra o Paços de Ferreira.
Taça de Portugal
Leões vão visitar o reduto de Marítimo ou Salgueiros.
Basquetebol
O Sporting é líder, enquanto o Benfica está em segundo.
Hóquei
No Pavilhão Municipal do Luso, na Mealhada, o Benfica foi mais eficaz e converteu três remates, contra dois do Sporting.