O Vitória de Guimarães venceu, esta quarta-feira, o seu primeiro particular de 2012/2013, ao bater (2-1) o Freamunde, com golos de Soudani e do "reforço" Tiago Almeida, em jogo de futebol de apresentação freamundense aos seus associados.

O médio Siaka Bamba, cedido na última época ao Feirense, e Marco Matias, que jogou por empréstimo ao Freamunde e de quem se diz poder ser aposta para a equipa principal vimaranense, foram as novidades de um Guimarães que foi superior, mesmo sem algumas das suas principais figuras, como Alex, João Ribeiro ou Toscano.

O Guimarães inaugurou o marcador por Soudani, aos 39 minutos, após passe de calcanhar na área de Marco Matias, e fez o segundo golo por Tiago Almeida, contratado ao Pinhalnovense, na segunda parte, aos 65, uma vantagem atenuada pelo Freamunde, aos 88, por Machado, na cobrança de uma grande penalidade.

A principal novidade deste particular, sem grandes primores técnicos e típico de pré-temporada, foi a estreia absoluta do eslovaco Milan Lalkovic, um dos dois elementos cedidos pelo Chelsea ao Guimarães, utilizado na segunda parte, numa fase aproveitada pelos dois treinadores para mexerem nas respetivas equipas.

O Freamunde, que confirmou o guarda-redes eslovaco Peter como reforço para as próximas duas temporadas, jogou de início com Tó Figueiras, na baliza, Zé Alberto, Batista, Pinto e Tico, na defesa, Brandão, Pedró, Barbosa e Lio, no meio-campo, e ainda Joel e Bock, no ataque.

O Vitória de Guimarães alinhou com Douglas, na baliza, Amorim, N'Diaye, Defendi e Bruno Teles, na defesa, Siaka Bamba, Barrientos e El Adoua, a meio-campo, além de Marco Matias, Ricardon e Soudani, no ataque.