A Áustria garantiu um lugar nos oitavos de final do Euro2020 ao vencer a Ucrânia por 1-0, em partida da 3.ª ronda do Grupo C. É a primeira vez que os austríacos estão nas rondas a eliminar de uma fase final de um Europeu.

Frank Foda, alemão que comanda a seleção austríaca, fica assim na história do futebol do país.

No Arena Nationala em Bucareste, Roménia, os austríacos marcaram o único golo do jogo pelo talentoso Christoph Baumgartner aos 21 minutos, a passe de David Alaba. Aos 21 anos, Baumgartner tornou-se no mais novo a marcar neste Euro2020 e no mais jovem de sempre a fazer um golo pelos austríacos num fase final de um Euro.

Apeasr do golo, Christoph Baumgartner teve uma tarde azarada já que teve de sair aos 33 minutos, lesionado. Entrou Alessandro Schoepf no seu lugar.

A precisar de vencer para garantir o segundo lugar ou então empatar para tentar ser um dos melhores terceiro colocados, a Ucrânia mostrou poucos argumentos para bater o guardião Daniel Bachmann. Aliás foi a Áustria a estar mais vezes perto do 2-0, em lances de contra-ataque, que foram desperdiçados, principalmente por Marko Arnautovic.

A Áustria garante o apuramento com o segundo lugar neste grupo, a Ucrânia fica a fazer contas para saber se os três pontos que tem são suficientes para garantir os oitavos de final como um dos melhores terceiro colocados.

Já os Países Baixos imitaram a Itália e fizeram o pleno na fase de grupos do Euro2020 ao derrotarem a Macedónia do Norte por 1-0, na última ronda do Grupo C.

Com o apuramento já garantido, o selecionador Frank de Boer não facilitou e apenas trocou o possante Wout Weghorst pelo móvel Donyell Malen. Memphys Depay, que já se comprometeu com o Barcelona, abriu o ativo aos
24 minutos numa fantástica jogada de contra-ataque, num lance entre os dois avançados. Depay lançou Donyell Malen que lhe devolveu a bola para o 1-0.

Os outros golos foram marcados no segundo tempo. Georginio Wijnaldum fez o 2-0 aos 51 minutos, a passe de Depay e, sete minutos depois, voltaram a repetir a dose: golo de Wijnaldum após assistência de Depay.

Antes do início do jogo, destaque para a homenagem prestada pelos Países Baixos a Goran Pandev, capitão da Macedónia do Norte. A formação da Macedónia sai do Euro sem qualquer ponto mas com um golo marcado na sua estreia, curiosamente pelo seu jogador mais talentoso: Goran Pandev, avançado de 37 anos.

Saiba tudo sobre o Euro2020: fotos, vídeos, infografias, notícias e reportagens

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.