O Rio Ave estará prestes a receber dois reforços, oriundos do Sporting, para a segunda metade da temporada. Trata-se de Mateo Tanlongo e Rodrigo Ribeiro, dois jovens jogadores que estão prestes a a chegar a Vila do Conde, mas de contextos bastante diferentes.

Tanlongo chegou a Alvalade a meio da temporada passada, já com o comboio em andamento, o que lhe terá dificultado a missão de entrosamento no plantel, levando a que somasse apenas 14 partidas - quase todas como suplente - nos leões. Esta temporada foi cedido ao Copenhaga, da Dinamarca, mas nunca foi aposta, tendo somado apenas um encontro, o que motivou o Sporting a terminar a cedência antecipadamente, uma vez que a pouca utilização comprometia a evolução do médio, de 20 anos.

Agora, caso se concretize o empréstimo ao Rio Ave, que também servirá para os responsáveis leoninos acompanharem a evolução mais de perto, Tanlongo terá a concorrência de Guga, Amine, e Vítor Gomes no miolo do terreno.

Já Rodrigo Ribeiro, de apenas 18 anos, estreou-se pelo Sporting em 2021/22, então com 16 anos, mas veio perdendo gás e esta temporada até tem sido pouco utilizado na equipa B (oito jogos e dois golos). O avançado é visto como uma das pérolas da formação verde e branca e, já por diversas vezes, foi alvo das palavras de Ruben Amorim. Assim, se o empréstimo avançar, terá a oportunidade de ganhar minutos num contexto mais competitivo do que a equipa B (Liga 3) e dar o próximo passo na maturação enquanto jogador. Na equipa principal do Sporting não se perspetiva que tenha facilidade em jogar, uma vez que Gyokeres tem brilhado e mesmo Paulinho subiu de rendimento em 2023/24

Na frente de ataque o Rio Ave já conta com com Leonardo Ruiz e André Pereira, tendo resgatado Yakubu Aziz, mas a qualidade de Rodrigo Ribeiro pode valer-lhe oportunidades na equipa de Luís Freire.