Paulo Morgado, o primeiro técnico português a vencer um campeonato de futebol no Brasil, admitiu que seria complicado imaginar a seleção lusa fora do Mundial2014, até porque Cristiano Ronaldo é agora «o melhor jogador do Mundo».

O treinador, 38 anos, encontra-se no Brasil desde o final de 2010 e este ano conduziu o Manaus FC à vitória na série B (segunda divisão) do campeonato do Amazonas, ascendendo assim ao primeiro escalão daquela prova.

«Seria mau, em termos do `marketing´ da copa, não ter cá o Cristiano Ronaldo», acentuou Paulo Morgado em declarações à Agência Lusa, salientando ainda que não foi só a comunidade lusa que ficou feliz, os brasileiros também se entusiasmaram com o apuramento da seleção comandada por Paulo Bento para o Mundial de futebol de 2014.

«Neste momento está toda a gente muito feliz. Até os próprios brasileiros gostaram do facto de a nossa seleção estar na Copa e poderem ver o Cristiano Ronaldo aqui perto a jogar», sustentou.

Paulo Morgado, que chegou a treinar o futebolista Mário Jardel, antigo jogador do FC Porto e Sporting, no Rio Negro, quando este regressou ao Brasil, em 2010, foi perentório ao afirmar que a maioria dos brasileiros considera Ronaldo o melhor do Mundo no ano de 2013.

«A grande maioria dos brasileiros considera o Cristiano Ronaldo um dos melhores jogadores do Mundo, ou seja, nem todos consideram Cristiano Ronaldo o melhor do Mundo - muitos acham que é o Messi -, mas há uma maioria que entende que o Cristiano Ronaldo, pelo menos este ano, deverá ser o melhor do Mundo», frisou.

Para o técnico português, o vencedor da Bola de Ouro poderá ser determinado pelos «critérios da FIFA».

«Não minha opinião, os critérios deveriam ser o jogador que foi melhor durante o ano de 2013. E aí, eu considero que o Cristiano Ronaldo esteve muito acima dos outros. O Ribery ganhou quase tudo, ou tudo mesmo, mas o CR7 esteve bem acima dele e do Messi. Agora, se a FIFA entender que é o jogador que ganhou mais títulos, aí provavelmente o Ribery ganha», argumentou.

Relativamente ao seu percurso, o técnico reconheceu que foi «um orgulho» transformar-se no primeiro treinador luso a vencer «uma competição grande no Brasil», que comparou à II Liga portuguesa, em termos competitivos.

Depois de treinar em Portugal os juniores do Belenenses e do Atlético, além das equipas principais do Sintrense, do Odivelas e do Vitória do Pico, Paulo Morgado decidiu ir para o Brasil, tendo começado no Rio Negro, passou depois pelo Fast e, finalmente, pelo Manaus FC, um clube fundado este ano e que chegou logo ao topo da classificação.

O clube tem «uma boa estrutura», mas também «boas condições de trabalho», além de que Paulo Morgado sente-se bem em Manaus e pretende continuar, até porque tem lá uma filha com um ano, a menos que surja «uma oportunidade para um campeonato mais competitivo», como em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Quanto aos objetivos para a próxima temporada, o técnico português espera «chegar às meias-finais».

«Esperamos estar entre os primeiros quatro clubes. A nossa pretensão é andar sempre nas meias-finais e, como o futebol é uma caixinha de surpresas, a partir daí tudo é possível», disse o técnico.

«Benfiquista ferrenho», Paulo Morgado prognostica uma luta acesa na I Liga entre os "encarnados" e o FC Porto, com o Sporting a acompanhar «até uma fase adiantada».

Já quanto à Liga dos Campeões, o técnico português prevê o Real Madrid, o Bayern de Munique, o Barcelona e «talvez o Chelsea» de José Mourinho nas meias-finais.