O Rio Ave qualificou-se, esta quinta-feira, para a fase de grupos da Liga Europa ao vencer por 1-0 os suecos do Elfsborg na segunda mão do play-off. Depois de ter perdido por 2-1 na Suécia, os vila-condenses conseguiram marcar o golo que precisavam para se juntar ao Estoril no sorteio. Será a primeira vez que o Rio Ave irá disputar uma competição europeia.
O Rio Ave começou esta segunda mão em desvantagem, depois de ter perdido por 2-1 na Suécia, mas o golo de Marcelo dava algum alento à equipa de Vila do Conde, que procurava um apuramento histórico nas competições europeias, e que só chegou no tempo extra.
Na primeira parte, o Rio Ave foi a melhor equipa e contou com excelentes oportunidades para marcar e ficar na frente na eliminatória. A primeira chegou logo aos dois minutos por intermédio de Hassan, mas o avançado egípcio falhou na "hora H" na cara do guarda-redes do Elfsborg. Aos 17 minutos foi a vez de Prince falhar e Bressan, 26 minutos depois, também não conseguiu fazer melhor.
No segundo tempo, o Elfsborf assustou os 8730 espetadores no Estádio dos Arcos, quando Beckmann, num livre direto, enviou a bola ao poste, num momento em que o guarda-redes Cássio estava batido.
A formação sueca começou a perceber que a qualificação estava mais perto com este nulo e fechou-se na defesa. O Rio Ave percebeu a mensagem, mas apostou - sem sucesso - num jogo direto.
A dois minutos dos 90, Ukra cruzou para a grande área e, com um belo cabeceamento, Hassan quase marcava, valendo a intervenção "in extremis" do guarda-redes do Elfsborg.
Quando o sonho estava prestes a esfumar-se em Vila do Conde, e depois de muita luta, Esmael marcou o único golo aos 92 minutos de forma atabalhoada, mas, nesta altura, isso não interessava. De salientar que o passe veio dos pés do guarda-redes Cássio e que o avançado da Guiné-Bissau tinha entrado aos 79 minutos.
Com um 2-2 no total da eliminatória, valeu o golo marcado fora de casa na semana passada.
Desta forma, e depois da derrota do Nacional, Rio Ave e Estoril serão os representantes do sorteio que está agendado para esta sexta-feira, às 12 horas em Portugal.
Comentários