A Associação de Futebol de São Vicente (AFSV) deve, nas próximas horas, emitir um comunicado para assinalar o adiamento do arranque do campeonato de São Vicente, agora a pedido dos clubes, para o dia 7 de Dezembro.

Semana passada deu-se o arranque oficial das provas do calendário da AFSV com a Supertaça, e as previsões apontavam para o arranque do campeonato regional no próximo sábado, 30.

Todavia, 11 dos 14 clubes filiados na AFSV, da 1ª e 2ª divisões reuniram-se na segunda-feira, 25, - apenas Calhau, Salamansa e São Pedro não se fizeram representar - e solicitaram à associação o adiamento do campeonato da 1a divisão para o dia 07 de Dezembro.

No requerimento, a que a Infoprpress teve acesso, os clubes alegam que ainda não estão reunidas «todas as condições financeiras necessárias» por parte de «muitos clubes associados» para iniciarem em condições de «competir dignamente» numa prova «tão importante» como o campeonato da ilha de São Vicente.

Asssim, a proposta dos clubes aponta o dia 07 de Dezembro para o início do campeonato da 1ª divisão, e o dia 21 de Dezembro para o arranque da prova da 2ª divisão, por forma a permitir aos mesmos «desenvolver esforços» para «mobilizar meios suficientes» para uma «participação condigna» nas «tão exigentes» competições.

No documento, os clubes signatários comprometem-se a, «conjuntamente com entidades privadas e públicas interessadas», elaborar os «termos de referência» para a definição de um modelo de gestão das infra-estruturas e das provas desportivas para a modalidade de futebol nas suas diversas vertentes.

Contactado pela Inforpress, o presidente da AFSV, Benvindo Leston, ausente da ilha de São Vicente em missão de serviço na Cidade da Praia, explicou que já tem conhecimento do requerimento dos clubes e que em breve será emitido um comunicado a respeito.

«Trata-se da maioria dos clubes filiados e neste caso não há como não acatar a solicitação dos mesmos», concluiu Benvindo Leston.