As equipas da cidade de São Filipe que militam no campeonato regional do primeiro escalão estão a ultimar os preparativos para o arranque da época futebolística 2018/19, que deverá iniciar a 03 de Outubro.

Segundo a proposta para a nova época futebolística distribuída às equipas e que deverá ser socializado ainda no decurso de Setembro, a prova inicia-se a 03 de Outubro com a realização da taça inter-campeões denominada taça 'Mário Djudju' entre os campeões do primeiro e segundo escalão, Vulcânico e Desportivo de Cova Figueira.

Segue-se a realização da Super Taça, a 10 de Outubro entre Vulcânico, campeão regional em título e Associação Académica do Fogo, vencedora da última edição da Taça Fogo, e do campeonato regional do primeiro escalão, que decorrerá entre 17 de Outubro de 2018 a 14 de Abril de 2019.

Apesar de ser um ano de eleições dos órgãos sociais da Associação Regional de Futebol, com duas possíveis candidaturas, as equipas já estão a recrutar jogadores com movimentação de alguns jogadores e dos próprios treinadores.

O Botafogo Futebol Clube, que está há quase uma década sem conquistar qualquer título, foi a primeira equipa a reunir e a iniciar os treinos, tendo os trabalhos iniciado no dia 17 de Setembro.

Esta agremiação desportiva com maior palmarés a nível da ilha foi buscar o treinador sensação da época passada, Mané de Lulucha, que mudou assim de Nova Era para o Botafogo.

As equipas do Vulcânico, tricampeão regional, e Académica, vencedora da última edição da taça Fogo, tem agendado para sábado, 22, reuniões com os atletas e equipas técnicas e quer uma como a outra foram buscar reforços em outras equipas.

A formação da Académica vai ser orientada pelo treinador português, Joel de Castro, que na época 2014/15, deu o primeiro título ao Spartak de São Filipe e também chegou a treinar a equipa de Nova Era na época seguinte, promovendo a sua subida ao primeiro escalão.

Já o Vulcânico que nos últimos dois anos contou com o concurso do treinador Danilo Diniz 'Tchitchity' vai ser orientado por Sandro e Jorge Rodrigues, este último que no ano passado foi treinador e campeão regional da Brava com a equipa de Morabeza.

Estas duas equipas deverão iniciar os trabalhos na próxima segunda-feira, 24, devendo o mesmo acontecer com a formação de Valência. Em relação ao Spartak e Nova Era, as outras equipas de São Filipe que participam no escalão principal, não foi possível contactar jogadores nem dirigentes.

Para a época futebolística 2018/19, além das equipas de São Filipe (Académica, Botafogo, Nova Era, Spartak, Valência e Vulcânico) participam duas equipas dos Mosteiros (Atlético e No Pintcha) e outras duas de Santa Catarina (Baxada e Desportivo) o que implica a realização de jogos nos estádios 5 de Julho (São Filipe), Francisco José Rodrigues (Mosteiros) e Monte Pelado (Santa Catarina), sendo que as equipas de São Filipe são obrigadas a fazerem quatro deslocações.