A comunidade desportiva santantonense esteve, em 2016, apenas à distância de uma grande penalidade para conquistar o tão sonhado título de campeão nacional em futebol, feito que se acontecesse, seria protagonizado pela associação Académica do Porto Novo.

Foi, de resto, a segunda vez em que Santo Antão, sempre com a Académica do Porto Novo como protagonista, esteve perto de conquistar o ceptro, quando, em 2013, a "Micá" levou o futebol santantonense à primeira final do campeonato nacional de futebol.

Em ambas as ocasiões, a Académica do Porto Novo, uma das maiores instituições desportivas de Santo Antão, teve como o carrasco o poderoso Mindelense, de São Vicente, tetra campeão nacional.

Em 2016, os hexacampeões regionais de Santo Antão - Sul (Porto Novo), depois de venceram, por 1-0, no difícil Estádio Adérito Sena, no Mindelo, deixaram-se empatar "em casa" (no Estádio Municipal do Porto Novo), na finalíssima.

Na lotaria das grandes penalidades, a equipa encarnada teve mais sorte e, uma vez mais, levou a taça para São Vicente, deixando muitos adeptos do futebol santantonense envoltos em lágrimas.

Depois de o Mindelense ter falhado uma das grandes penalidades, bastava a Académica concretizar último remate de 11 metros, por intermédio do avançado Davy, para se sagrar, finalmente, campeão nacional e dar à ilha de Santo Antão o tão esperado título nacional.

Iniciada uma nova série de penalties, a Académica voltou a falhar, por intermédio do defesa Ady.

Mesmo perdendo essa "oportunidade de ouro" para conquistar o campeonato nacional, a Académica foi homenagem pela edilidade portonovense.

"O sonho voltou a ser adiando, mas um dia chagaremos lá", disse, na ocasião, a então edil, Rosa Rocha.

Para os dirigentes da Académica do Porto Novo, este ano de 2017 pode ser o ano de conquista da prova rainha do futebol cabo-verdiano a nível de clubes, porquanto esta agremiação desportiva apresenta uma equipa tão forte como a da época transacta para perseguir esse sonho de todos os santantonenses.

"Esta época é que vai ser", antevêem os adeptos do clube, fundado em 1981.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.