A elite do futebol português, cujo último cognome era "Conquistadores", vai reencontrar-se segunda-feira em nova concentração da seleção antes do encontro de preparação com o Panamá, 47 dias depois da meia-final do Euro2012.
Neste novo ciclo competitivo, a contar para o Mundial Brasil2014, Portugal vai defrontar pela primeira vez a sua congénere panamiana, cerca de mês e meio após “cair” nos penáltis (2-4) face à futura bicampeã europeia e campeã do Mundo em título, a Espanha, em 27 de junho, na cidade ucraniana de Donetsk.
O selecionador luso, Paulo Bento, vai anunciar na quinta-feira o lote de eleitos para este único teste - às 21:00 horas de quarta-feira, no Estádio Algarve - antes dos jogos a “doer” do Grupo F de qualificação europeia para o torneio brasileiro, do qual fazem ainda parte Rússia, Irlanda do Norte, Israel, Azerbaijão e Luxemburgo.
O técnico português deverá apostar no núcleo duro que quase conseguiu nova presença na final de um torneio continental, como sucedeu no “caseiro” Euro2004, perdido para a Grécia (1-0) no consulado do brasileiro Luiz Felipe Scolari, em pleno Estádio da Luz.
Atualmente no quinto posto da hierarquia mundial da FIFA, Portugal vai bater-se no Sul do país com a 54.ª seleção daquela lista, a terceira da Confederação da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF), atrás de Estados Unidos e México.
O técnico do Panamá, Julio César Dely Valdés, convocou 18 jogadores, maioritariamente dos clubes daquela nação centro-americana. O único “europeu” é o defesa Luis Henriquez, a representar os polacos do Lech Poznan.
A seleção lusa prepara-se para tentar marcar presença numa sexta fase final de um Mundial, que seria a sua quarta seguida, tendo conseguido apurar-se para os principais torneios, incluindo Europeus, consecutivamente nos últimos oito eventos, desde o Euro2000, na Bélgica e Holanda.
A melhor prestação de sempre continua a ser a da estreia, no Inglaterra1966, com Eusébio a “carregar” Portugal até ao terceiro posto, além do quarto lugar no Alemanha2006, ainda com Scolari a orientar figuras como Figo, Cristiano Ronaldo, Deco ou Pauleta.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.