Os portugueses que forem assistir ao Euro2012 em futebol, na Ucrânia e na Polónia, devem vacinar-se contra o sarampo, recomendou hoje, em comunicado, a Direção-Geral de Saúde (DGS).

A nota da DGS recomenda que, preferencialmente, quatro a seis semanas antes da viagem as pessoas que tiverem 18 anos de idade ou menos e vacinas do Programa Nacional de Vacinação em atraso devem dirigir-se ao centro de saúde para atualizar (gratuitamente) o plano de vacinas.

Caso o viajante tenha mais de 18 anos de idade, para além da eventual atualização do PNV, se não estiver vacinado contra o sarampo nem tiver tido a doença, deve vacinar-se com, pelo menos, uma dose de vacina contra o sarampo, gratuitamente, no centro de saúde.

De acordo com o comunicado, «o sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas, que se transmite apenas ‘pessoa-a-pessoa’» e na maioria dos países europeus têm ocorrido surtos nos últimos anos, registando-se mais de 34 mil casos, nove mortos e 7000 internamentos hospitalares em 2011.

Ainda segundo o mesmo texto, na Ucrânia existe «atualmente uma epidemia de sarampo, concentrada na região oeste, com mais de 5000 casos notificados em 2012, mas prevê-se a sua intensificação e disseminação geográfica».

O campeonato da Europa de Futebol, na Ucrânia e Polónia, realiza-se entre 8 de junho e 1 de julho.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.