Wolfgang Stark foi nomeado para dirigir o encontro entre Portugal e Bósnia-Herzegovina, da segunda mão do “play-off” de apuramento para o Euro2012 de futebol, anunciou hoje a UEFA.

O português Pedro Proença também foi nomeado e vai dirigir a receção da Croácia à Turquia, com os croatas a partirem para a segunda mão com uma vantagem de 3-0.

Stark, de 40 anos e internacional desde 1999, apenas dirigiu por uma vez jogos da principal seleção de Portugal, tendo estado na derrota no terreno da Polónia, por 2-1, na qualificação para o Euro2008.

Antes tinha estado no Mundial de sub-20 de 2007, no qual arbitrou a derrota de Portugal frente à Gâmbia, por 2-1, na fase de grupos da competição, que se disputou no Canadá.

Entre os clubes portugueses, o Benfica é o que mais vezes encontrou o alemão, que arbitrou três encontros dos “encarnados”, tendo estado duas vezes no Estádio da Luz, onde vai dirigir o encontro de terça-feira.

Stark, empregado bancário, esteve também em dois jogos do FC Porto e um do Sporting de Braga.

O árbitro alemão vai reencontrar Pepe, que expulsou de forma polémica na primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões da última temporada, num encontro em que também daria ordem de expulsão a José Mourinho e no qual o FC Barcelona derrotou o Real Madrid, por 2-0.

Na última ronda da fase de qualificação, o juiz germânico tomou outra decisão mediática, ao expulsar o inglês Wayne Rooney, que foi castigado com três encontros de suspensão, falhando toda a fase de grupos do Euro2012.

Depois do empate a zero em Zenica, Portugal e Bósnia-Herzegovina reencontram-se na terça-feira, às 21:00, no Estádio da Luz, em Lisboa.