O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Murargy, felicitou hoje Portugal pela vitória no campeonato europeu de futebol, que considerou “um grande presente” para a celebração dos 20 anos da organização.

Em declarações à Lusa, o responsável da CPLP disse ter enviado uma mensagem ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a saudar a vitória, que, sublinhou, “não é só de Portugal, mas de todos os países de língua portuguesa”.

“Foi um grande presente que os atletas portugueses deram ao 20.º aniversário da CPLP”, sublinhou Murade Murargy, a propósito da celebração dos 20 anos da comunidade, criada a 17 de julho de 1996.

O secretário-executivo destacou as celebrações que se verificaram um pouco por todos os países lusófonos.

Demonstrações de “solidariedade e amizade” que servem também como “inspiração para que os povos se unam cada vez mais e para que se continue a reforçar a comunidade”, sublinhou.

Os 20 anos da CPLP serão celebrados com uma cerimónia solene, a decorrer na sede, o Palácio do Conde de Penafiel, em Lisboa, no próximo dia 18.

Portugal sagrou-se, no domingo, campeão da Europa de futebol pela primeira vez na história, ao bater, na final, a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, num encontro disputado no Stade de France, em Saint-Denis, França.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.