O ‘capitão’ da seleção espanhola de futebol Sergio Busquets, do FC Barcelona, testou positivo à covid-19, anunciou hoje a Real Federação Espanhola (RFEF), dois dias depois do particular com Portugal (0-0).

“Os restantes integrantes da concentração testaram negativo”, pode ler-se em comunicado da RFEF, que revela ainda que a equipa de sub-21 espanhola assumirá o jogo particular com a Lituânia na terça-feira.

Segundo a mesma fonte, o protocolo sanitário da UEFA foi cumprido e “tanto os trabalhadores como os contactos próximos do jogador permanecerão isolados por prevenção na concentração da seleção nacional”.

A federação vai devolver os bilhetes para a partida com a formação lituana, que defrontará, assim, os sub-21, e ativou já “rotinas de treinos personalizados” devido ao positivo de Busquets, titular em Madrid no jogo contra Portugal na sexta-feira.

Busquets, de 32 anos, jogou 61 minutos na partida, que não teve golos, e antes cumprimentou Cristiano Ronaldo, na habitual saudação entre 'capitães', saudou os restantes adversários, e ainda posou com vários jogadores da seleção lusa, numa fotografia tirada para promover a candidatura conjunta dos dois países à organização do Mundial2030.

“Proximamente, serão avaliadas as medidas desportivas oportunas em função da evolução do capitão da seleção”, acrescenta a nota da RFEF, que dá conta ainda do cancelamento de todos “os atos de comunicação e marketing” previstos para segunda-feira.

A Espanha recebe em Sevilha os jogos do grupo E do Euro2020, jogando no dia 14 com a Suécia, em 19 com a Polónia e em 23 com a Eslováquia.

O Euro2020, que foi adiado para este ano devido à pandemia de covid-19, realiza-se em 11 cidades de 11 países diferentes, entre 11 de junho e 11 de julho.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.723.381 mortos no mundo, resultantes de mais de 172 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.032 pessoas dos 852.034 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.