Pedro Gonçalves, melhor marcador da I Liga ao serviço do campeão Sporting, é a novidade na lista dos 26 convocados de Portugal para o Euro2020, anunciados esta quinta-feira por Fernando Santos.

Felicitações ao Sporting: "Queria aproveitar para felicitar o Sporting, desde a direção aos roupeiros pela conquista do campeonato nacional. Depois, não podia deixar de congratular um dos meus clubes, o Estoril, à subida."

Três médios-defensivos: "Danilo é o médio da Seleção. Agora, quer Danilo, quer Palhinha, quer William Carvalho, seja preciso podem cumprir essa posição. Não fazia nenhum sentido. Sempre o vi como médio e sempre jogou como médio. Agora, em termos de polivalência, sim. É mais uma opção. Na Liga das Nações levei três defesas-centrais. A minha convocatória estava feita ontem no final do dia, depois de oito horas de discussão com os meus adjuntos, tendo em conta aquela que será a nossa forma de jogar. Foi esta a lista que eu tinha ontem e é esta que eu vou seguir."

Otávio foi possibilidade? "Entendo a pergunta, mas não foi só o Otávio. Por isso demorei horas a fazer a convocatória. As convocatórias são prolongadas. Ontem de manhã ainda tinha 30 e tal jogadores. Sou grato aos jogadores e há alguns que estiveram no apuramento e não estão aqui. Não quer dizer que tenha deixado de acreditar neles. Não tem a ver com qualidade mas sim com montagem do puzzle."

Chamada de Pedro Gonçalves: "Acho que o Pedro Gonçalves pode dar à Seleção o que deu ao Sporting. Não o tendo visto em contexto de Seleção, tenho todas as informações necessárias. Pedro Gonçalves já está nesta lista, de uma forma mais forte, desde a última convocatória. Tinha feito uma boa temporada no Famalicão, mas foi um jogador que fomos analisando no Sporting. Era preciso analisá-lo em confrontos de outra ordem. Eu próprio me desloquei ao Estádio para observar. Já esteve muito próximo na última convocatória. O jogo da última noite não teve qualquer influência."

Posicionamento de Pedro Gonçalves: "Acho que estão lá quatro mas nenhum igual, dos quatro todos têm características diferentes. Queria jogadores diferenciados. No Sporting jogam com 3 centrais e por isso os alas são os laterais. Se olharmos para aqui, o Jota, o Rafa, o Guedes e o Pedro não tem as mesmas características, são diferentes. Também nos médios procurámos isso. Os homens da frente também são distintos. Queríamos, sim, soluções várias. Os treinos depois dirão o resto."

Diogo Jota: "A informação que tenho é que está clinicamente apto e dia 27 começa a treinar com os colegas. Quando soubemos da questão o dep. clínico entrou em ação. Quando chegámos de manhã analisámos todos os jogadores através da unidade de saúde e performance."

Chamada de William Carvalho: "A dúvida que eu coloquei foi um pouco ao contrário. Nessa altura disse logo que na última convocatória não poderia ser convocado porque não tinha tempo para observar. É uma exceção aos métodos de avaliação, não tem tido uma utilização que é regular. Mas eu conheço a qualidade do jogador. É uma questão de opção. Não está lesionado. Não tem jogado por uma questão de opção, não de lesão. Há jogadores que jogam mais com um treinador do que com outro. Pode trazer-nos coisas importantes. Numa convocatória de 26, pareceu-me que podia continuar a apostar no William."

Portugal inicia a concentração em 27 de maio, e integra o Grupo F do Euro2020, onde defrontará Hungria (15 de junho, em Budapeste), Alemanha (19, em Munique) e França (23, em Budapeste).