É no majestoso Allianz Arena que Portugal irá tentar carimbar, desde já, o passaporte para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, este sábado, frente a poderosa Alemanha, em jogo da 2.ª ronda do Grupo F. Após a vitória por 3-0 frente a Hungria na jornada inaugural, um segundo triunfo daria o apuramento a Portugal já que nesta fase de grupos apuram-se os dois primeiros das seis séries e ainda os quatro melhores terceiros.

O Allianz Arena, também designado de Football Arena Munich, é, desde 2006, proprietário do Bayern Munique, o principal clube alemão. No início tinha capacidade para 71 mil lugares para jogos da Bundesliga e para 67.000 espectadores em jogos internacionais, mas, após as obras de remodelação em 2015, passou a poder suportar 75 mil espectadores em jogos da principal liga alemã.

O estádio foi construído em três anos, custou 340 milhões de euros e é obra do escritório suíço Herzog & de Meuron.

É constituído por estrutura mista de aço e concreto armado. Por fora, está coberto por 1056 painéis à prova de fogo e em formato de diamantes, divididos em 29 anéis de 700 metros de comprimento. Os painéis mudam de cor, de acordo com as equipas em campo: quando há um dérbi da cidade, o estádio assume as cores do Munique 1860 e do Bayern. Nos jogos do clube da casa, fica com as cores do Bayern Munique e quando jogo a seleção alemã, fica tudo branco.

VÍDEO: Assim é o Allianz Arena

Está equipado com quatro ecrãs gigantes. A nível de segurança destaque para o sistema de evacuação de emergência, que permite a completa evacuação do estádio em cerca de 15 minutos.

Construída pelos rivais locais Bayern Munique e 1860 Munique, o Allianz Arena foi inaugurada em 2005, embora o Bayern tenha assumido a posse total do estádio um ano depois.

O recinto acolheu o jogo de abertura do Campeonato do Mundo de 2006, entre a Alemanha e Costa Rica, antes de receber mais três jogos da fase de grupos, além de um desafio dos oitavos-de-final e a vitória da França nas meias-finais diante Portugal.

O estádio já viveu momentos marcantes, com destaque para a final da Liga dos Campeões de 2012, quando o Chelsea desafiou a vantagem caseira e derrotou o Bayern Munique no desempate por grandes penalidades.

Neste Euro2020, o Estádio Allianz Arena irá receber todos os jogos da Alemanha na fase de grupos (França, Portugal e Hungria), além de um jogo dos quartos-de-final.

Saiba tudo sobre o Euro2020: fotos, vídeos, infografias, notícias e reportagens.

O Allianz Arena está aberto 365 dias por ano. É um palco multiusos, com lojas, restaurantes cafés e centros de eventos. Recebe anualmente 3,5 milhões de visitantes.

O recinto é vigiado por 90 câmaras de alta definição (dentro e fora do estádio) e em caso de alerta, há 150 agentes da polícia (número varia de acordo com a importância do jogo) localizados em pontos estratégicos do estádio para agir em segundos

O estádio está bem servido quanto a ligação com transportes públicos - metro, autocarros e elétrico - e possui um parque de estacionamento com 11 mil lugares.

Dados do Allianz Arena

- Cidade: Munique (Alemanha).

- Estado: Inaugurado 30 de maio de 2005.

- Capacidade: 70.000 espetadores (em jogos internacionais)(x)

- Wi-fi gratuito para acesso simultâneo de até cem mil pessoas

-  Aberto 365 dias do ano

- 3,5 milhões de visitas por ano

- 90 câmaras de vigilância de alta definição

-  Estrutura externa iluminada com 304,1 mil lâmpadas de led, que permitem milhões de diferentes combinações de cores

- Eventos possíveis: Futebol.

- Distância para o aeroporto: 26 quilómetros (Munique).

- Distância para o centro da cidade: 12 quilómetros.

- Transportes públicos: Autocarro, metro e comboio.

- População da cidade: 1.553.000 habitantes.

- Clube: Bayern Munique.

- Jogos:

Fase de grupos:

15 jun, França - Alemanha, 1-0 (Grupo F).

19 jun, Portugal - Alemanha (Grupo F), 17:00 (hora de Lisboa).

23 jun, Alemanha - Hungria (Grupo F), 20:00.

Quartos de final:

02 jul, Vencedor do jogo 40 - Vencedor do jogo 38, 20:00.

(x) - Lotação máxima reduzida a 14.500 espetadores, devido à pandemia de covid-19.

Saiba tudo sobre o Euro2020: fotos, vídeos, infografias, notícias e reportagens.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.