Ao quinto jogo, chegou o tão desejado golo de Cristiano Ronaldo frente a Alemanha. O capitão da Seleção nacional abriu o ativo frente aos germânicos, em jogo da 2.ª ronda do Grupo F do Euro2020. É o primeiro golo de CR7 à Alemanha, ao fim de cinco jogos.

Aos 15 minutos, depois de um início de jogo fortíssimo dos alemães, o ‘capitão’ da seleção lusa encostou para a baliza vazia, após assistência de Diogo Jota, isolado por Bernardo Silva, na sequência de um rápido contra-ataque luso.

Desta forma, Ronaldo apontou, à 177.ª internacionalização ‘AA’, o 107.º por Portugal e o primeiro aos germânicos, ao contrário do que acontecera no Mundial de 2006 e 2014 e nos Europeus de 2008 e 2012, em quatro derrotas lusas.

O ‘capitão’ da seleção lusa esteve nos quatro últimos encontros face aos germânicos, todos em fases finais, mas ficou sempre em ‘branco’ e sofreu outros tantos desaires.

Saiba tudo sobre o Euro2020: fotos, vídeos, infografias, notícias e reportagens.

Ronaldo estreou-se face aos germânicos na fase final do Mundial de 2006, no jogo de apuramento do terceiro lugar, tendo disputado os 90 minutos no embate disputado em Estugarda, onde os ‘anfitriões’ se impuseram por 3-1.

Bastian Schweinsteiger foi a grande figura do encontro, com três ‘tiros’ que Ricardo não conseguiu parar, o segundo depois de desviar em Petit, a quem foi creditado o tento, enquanto Nuno Gomes entrou aos 69 minutos e marcou o golo português, aos 88.

Dois anos depois, os dois conjuntos defrontaram-se nos quartos de final do Euro2008 e Ronaldo esteve de novo em campo os 90 minutos, mas não marcou no desaire por 3-2 da formação das ‘quinas’, que foi, assim, afastada da prova.

Schweinsteiger e Nuno Gomes voltaram a faturar, enquanto Miroslav Klose e Michael Ballack apontaram os outros tentos da ‘mannschaft’ e Hélder Postiga também marcou para Portugal.

O reencontro deu-se na estreia das duas formações no Europeu de 2012 e, desta vez, os germânicos venceram por apenas 1-0, com um tento de Mario Gómez, com Cristiano Ronaldo a jogar novamente os 90 minutos, mas a voltar a ficar em ‘branco’.

No derradeiro embate, o primeiro das duas formações no Mundial de 2014, o ‘capitão’ da formação das ‘quinas’ também não conseguiu bater Manuel Neuer, num jogo em que a formação germânica foi muito superior, goleando por 4-0

Em Salvador, no Brasil, Thomas Müller logrou um ‘hat-trick’ e Mats Hummels marcou o outro golo do embate, também marcado pela expulsão de Pepe, ainda na primeira parte, mas numa altura em que Portugal já perdia por 2-0.

Até hoje a Alemanha era uma das 10 seleções às quais Ronaldo não tinha marcado, tendo disputado mais de um jogo.

As outras formações foram França (seis jogos), Albânia (quatro), Brasil e Inglaterra (três) e Cabo Verde, Itália, Liechtenstein, República da Irlanda e Turquia (dois).

Ronaldo, de 36 anos, também nunca faturou a África do Sul, Angola, Argélia, Áustria, Bulgária, Canadá, Chile, China, Costa do Marfim, Estados Unidos, Geórgia, Macedónia do Norte, México, Moçambique, Noruega e Uruguai, mas só tentou uma vez.

No total, frente a um total de 68 seleções, o atual jogador da Juventus não marcou a 27 seleções e faturou a 43, com destaque para os sete a Lituânia e Suécia e os seis a Andorra, Luxemburgo e Hungria, face à qual ‘bisou’ na estreia no Euro2020.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.