Um empate diante da França, na quarta-feira, será suficiente para a seleção portuguesa de futebol se apurar para os oitavos de final do Euro2020, garantindo a passagem, na pior das hipóteses, como um dos quatro melhores terceiros colocados.

À entrada para a terceira e derradeira partida do Grupo F, Portugal ocupa o terceiro lugar, com três pontos, os mesmos da Alemanha, que subiu ao segundo posto após o triunfo por 4-2 sobre a equipa das ‘equipas’, e menos um do que os franceses, que lideram, enquanto a Hungria segue em último, com um.

A vitória sobre a França garante imediatamente a qualificação lusa num dos dois primeiros lugares do grupo, mas um empate também será suficiente para essa passagem, uma vez que, além dos dois primeiros, também os quatro melhores terceiros classificados dos seis agrupamentos se apuram para os ‘oitavos’, pelo que a seleção nacional precisaria de suplantar dois deles, para ‘carimbar’ uma vaga na próxima fase.

Com um empate frente aos franceses, os campeões europeus igualam, desde logo, a pontuação da Suíça, terceira do Grupo A, mas garantem sempre melhor diferença de golos do que os helvéticos, que têm saldo negativo (-1), face aos quatro marcados e cinco sofridos, e já fizeram os três encontros no grupo.

Saiba tudo sobre o Euro2020: fotos, vídeos, infografias, notícias e reportagens.

A igualdade no Portugal-França assegurará também que a equipa das ‘quinas’ terá sempre melhor registo do que Ucrânia ou Áustria, que ocupam o segundo e terceiro lugares do Grupo C, respetivamente, ambas com três pontos e com saldo ‘nulo’: os ucranianos seguem com 4-4, enquanto os austríacos têm 3-3.

Caso as duas seleções empatem hoje entre si, farão quatro pontos, mas manterão o tal saldo ‘nulo’, que seria sempre suplantado pela seleção portuguesa, numa eventual igualdade com os gauleses.

Por outro lado, se Ucrânia ou Áustria vencerem o jogo, uma delas chegará aos seis pontos, mas a outra manter-se-á com três, ou seja sempre menos um do que Portugal, mais uma vez partindo do princípio de que, no pior dos cenários, a equipa nacional empata com a França.

De resto, o empate até poderá colocar Portugal no segundo posto do grupo, caso a Hungria supere a Alemanha, situação que deixaria os germânicos no último posto e fora dos ‘oitavos’.

Pelo terceiro Europeu seguido, a seleção nacional vai ter de recorrer à ‘calculadora’ na derradeira ronda da fase de grupos, na qual vai reeditar decisões recentes com os franceses, a mais ‘saborosa’ das quais há cinco anos, na final de um Euro2016 de tão boa memória para as cores lusas, ‘pintadas’ pelo inesperado golo de Éder em pleno Stade Saint-Denis.

Contudo, em novembro do ano passado, ‘les bleus’ superaram Portugal por 1-0, no Estádio da Luz, e asseguraram a passagem às meias-finais da Liga das Nações, impedindo que a equipa das ‘quinas’ continuasse a defender o troféu conquistado na primeira edição.

A derrota com a Alemanha fez reerguer algumas dúvidas quanto ao melhor ‘onze’ que Fernando Santos poderia apresentar e até é expectável que o técnico proceda a algumas alterações, sendo provável a entrada de Renato Sanches, que em tão bom nível se exibiu nos dois primeiros jogos, depois de ser lançado do banco de suplentes.

Essa poderá ser uma de duas ou três alterações na equipa titular, sendo que Nuno Mendes e João Félix estão em dúvida para o duelo luso-francês, ambos devido a problemas musculares, que os impediram de defrontar a Alemanha.

Já a França, que tinha derrotado a ‘Mannschaft’ na ronda inaugural, cedeu um inesperado empate (1-1) com a Hungria, de nada valendo o poderoso trio ofensivo Griezmann, Mbappé e Benzema, que se prepara para causar enormes ‘dores de cabeça’ ao conjunto luso.

Portugal e França jogam na quarta-feira, a partir das 21:00 locais (20:00 e, Lisboa), na Puskás Arena, em Budapeste, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020.

O Euro2020, que foi adiado para este ano devido à pandemia de covid-19, decorre até 11 de julho, em 11 cidades de 11 países diferentes.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.