E vão três pontos para os Países Baixos, depois de vencerem a Ucrânia por 3-2, graças a uma segunda parte de luxo em Amesterdão.

O segundo tempo trouxe cinco golos e obrigou a equipa da casa a recuperar a vitória que poderia ter fugido em quatro minutos contra a Ucrânia, naquele que foi, talvez, o melhor jogo do Euro2020 até ao momento.

Mas vamos por partes:

Na primeira parte, a laranja mecânica mostrou-se superior e poderia ter chegado ao golo em várias ocasiões. Contudo, a pontaria desafinada e Bushchan, guarda-redes ucraniano, foram obstáculos intransponíveis para Dumfries, Depay e companhia.

A Ucrânia não começou da melhor forma e teve um percalço ainda antes dos 15 minutos de jogo, com uma lesão de Zubvov a obrigar Shevchenko a mexer aos 13 minutos, para fazer entrar Marlos.

Os ucranianos apostavam no contra-ataque para tentar criar perigo, mas sem sucesso, não ameaçando verdadeiramente a baliza de Stekelenburg.

Com o segundo tempo, chegaram os golos. Wijnaldum, que já tinha visto Bushchan impedir-lhe o golo com uma grande defesa na primeira parte, foi o primeiro a fazer o gosto ao pé.

Dumfries surge pela direita e cruza para o interior da grande área. O guarda-redes ucraniano fez-se à bola e defendeu para a frente onde surgiu o capitão neerlandês para atirar para o fundo das redes da Ucrânia aos 52 minutos.

Sete minutos depois, mais um golo para as bancadas (maioritariamente neerlandesas) festejarem, depois de Dumfies causar confusão na defesa ucraniana no interior da grande área.

Os ucranianos trocaram-se na hora de limpar o perigo e a bola acabou em Weghorst, que de primeiro e com um remate  'à queima-roupa' atirou para o 2-0, aos 59 minutos. O lance foi ao VAR, mas foi tudo legal.

A Ucrânia estava com uma desvantagem de dois golos, mas continuou à procura do golo e alcançou-o em grande estilo.

Aos 75 minutos, Andriy Yarmolenko, de fora de área, recebeu a bola e pensou "vai já daqui". E foi, com um golaço a relançar a luta ucraniana por outro resultado.

E outro resultado acabou mesmo por aparecer no marcador da Arena Johan Cruijff.

Quatro minutos depois do 2-1, livre a favor da Ucrânia, com Malinovskyi a lançar a bola para o interior da área onde Yaremchuk surgiu para cabecear para o fundo das redes, empatando a partida.

Mas calma, o marcador não teria descanso tão cedo. Os Países Baixos foram à procura dos três pontos e um dos elementos neerlandeses que mais vezes tinha tentado o golo, acabou por o alcançar.

Dumfies apareceu na área para cabecear o esférico cruzado por Aké e assinar o 3-2, recolocando os Países Baixos na vantagem do marcador de novo.

Cinco golos depois, os Países Baixos somaram três pontos e terminam a primeira jornada com três pontos, os mesmos que a Áustria, mas com vantagem para os austríacos, graças à diferença de golos.

A Ucrânia junta-se à Macedónia do Norte como as derrotadas do grupo C na primeira ronda de jogos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.