A Itália entrou com o pé direito no Euro2020: os 'azzuri' bateram a Turquia no jogo de abertura do Europeu e no primeiro do grupo A.

Demiral, na própria baliza, Immobile e Insigne assinaram os golos da vitória transalpina por 3-0.

Desde o primeiro minuto que a Itália mostrou-se com vontade de chegar ao golo, remetendo os turcos à defesa. A primeira grande oportunidade surgiu aos 22 minutos, quando Chiellini, livre de marcação, obrigou Ugurcan a esticar-se e a fazer uma grande defesa.

Minutos antes, os italianos ficaram a pedir penálti, por alegado braço de Soyuncu, mas nem o VAR nem o árbitro acederam às queixas dos transalpinos.

O primeiro tempo terminou com mais um pedido de grande penalidade por parte de Itália. Após cruzamento de Spinazzola, o esférico desviou na mão de Zeki Çelik. Danny Makkelie nada assinalou e o VAR, após análise, manteve a decisão do árbitro holandês.

Chegados ao final do primeiro tempo, as estatísticas eram prova do dominio italiano que se tinha visto em Roma no primeiro tempo. 64 por cento de posse de bola de Itália contra 36 da Turquia e 14 remates (3 enquadrados) da equipa de Mancini, contra zero dos turcos.

O segundo tempo começou com mexidas, com a Itália a fazer entrar Di Lorenzo para o lugar de Florenzi e a Turquia a trocar Yazici por Cengiz Ünder.

O impeto italiano continuava e o golo acabou mesmo por aparecer aos oito minutos do segundo tempo. Berardi, aos 53 minutos, arrancou pela direita e cruzou para o interior da pequena área para encontrar um colega.

Contudo, acabou por encontrar Demiral, que acabou por colocar a bola no interior da própria baliza.

Com um golo no bolso, a Itália não tirava o pé do acelerador, frente a uma Turquia que não conseguia responder aos 'azzurri' que acabaram por aumentar a vantagem.

Spinazzola viu Ugurcan defender o seu remate, mas o turco nada pode fazer quando Ciro Immobile aproveitou a recarga para fazer o 2-0 aos 66 minutos, deixando os italianos mais perto dos três pontos.

Mas se a vitória já estava perto, mais perto ficou aos 79 minutos, com o alto patrocínio de Insigne.

Erro do guarda-redes turco, que na reposição de bola, passa a um jogador italiano, dando início a uma jogada que terminou com o golo do jogador do Nápoles.

Com a vitória em Roma, a Itália sobe à liderança do grupo A, com três pontos. Amanhã joga-se o segundo jogo do grupo, entre País de Gales e Suíça, em Baku, às 14 horas.

Acompanhe as notícias e reportagens do Euro 2020 no Especial do SAPO Desporto

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.