Por estes dias, nada de novo nos arredores do Hotel-Residence Klosterpforte, Marienfeld, casa da Seleção de Portugal na Alemanha. O dia de hoje, terça-feira, começou com o treino matinal de Portugal, com os habituais 15 minutos abertos à comunicação social.

Terminado esse período, a reportagem do SAPO Desporto foi tentar perceber se algo tinha mudado no ambiente à volta do hotel. A primeira surpresa chegou no portão improvisado que dá acesso ao relvado onde os craques treinam: não havia qualquer adepto. Algo raro e estranho por estes dias.

Uma imagem contrariada segundos depois, após passarmos por essa barreira de segurança. Chega um adolescente, na casa dos 15 anos, que vestis uma camisola de Portugal. Pára em frente ao portão, escuta barulhos e gritos vindos do relvado. Diz que viu Cristiano Ronaldo. Impossível.

Nesse momento pensámos que, se calhar, por ser cedo - 11h25 na Alemanha, mais uma hora em Portugal continental - não haveria adeptos à caça de fotografias com os craques ou autógrafos. O muito calor que se fazia sentir a esta hora pode tê-los afastado, pensámos. Puro engano.

Enquanto caminhávamos, deparámo-nos com algo curioso: nos dias de espera, os adeptos, para passar o tempo, deixam escrito no pano para tapar a vista do interior do hotel, mensagens para os craques. Algumas em português, outras em inglês.

Marienfeld: O muro dos desejos
Marienfeld: O muro dos desejos créditos: Evandro Delgado

Cristiano Ronaldo, claro está, é o rei deste muro dos pedidos. Na impossibilidade de ver o craque, há quem tenha deixado o seu desejo: "Cristiano Ronaldo, por favor, assina a minha camisola".

Uns gravaram com tinta o Onze de Portugal no pano, outros recordam que Cristiano Ronaldo é o GOAT ('The greatest of all time', ou seja, o melhor de sempre). Há mensagens de incentivo, com o 'Força Portugal', 'Vamos com tudo'.

Benfica, Sporting e FC Porto também são recordados, assim como outros craques da Seleção como Pepe, João Neves, Rúben Dias.

Ao caminharmos para outro dos pontos de acesso ao Hotel, encontrámos um cenário idêntico ao dos outros dias: dezenas de adeptos aglomerados num dos portões, com cartazes, na esperança de ver os craques a passar. Dali, se tiverem sorte, conseguem ver os jogadores a irem dos seus quartos para a zona das refeições. Um ou outro jogador, em momentos de descontração, já passou por lá para brindar os adeptos com selfies e autógrafos. Mas é raro.

Para ganhar alguns centímetros na hora de espreitar pelas grades, alguns adeptos tiveram de ser criativos. Alguns trouxeram escadas de casa. Outros, caixas de cerveja que servem de bancos e de placas elevatórias.

Há muitos pais com os filhos, quase sempre alemães ou descendentes de turcos, muitos deles vestidos com as camisolas da Seleção de Portugal ou dos clubes por onde passou Cristiano Ronaldo. Aqui fazem as refeições - quase sempre 'fast food' ou sandes que trazem de casa - enquanto esperam pela oportunidade de ver as estrelas.

Adeptos portugueses em Marienfeld
Adeptos portugueses em Marienfeld créditos: Evandro Delgado

À chegada ao portão, uma vista invulgar. De longe, percebemos logo que eram portugueses: uns jovens, na casa dos 30 anos, sentados cada um na sua cadeira, vestidos com as cores da seleção, chapéu para se protegerem do sol e protetor solar nas pernas, braços e rostos.

Eram quase 12h00 e os 30 graus de um dia de céu limpo já faziam estragos. Estão a seguir a Seleção para todos os estádios, de caravana. Têm bilhetes para todos os jogos de Portugal até aos oitavos de final e vão tentar arranjar mais à medida que a Seleção for progredindo. O objetivo: festejar como nunca no dia 15 de julho. Isso queremos todos.

A reportagem com esta dupla poderá ser vista no nosso Diário do Euro, na quarta-feira.

Ao final da tarde aumenta a romaria à volta do Hotel-Residence Klosterpforte, em Marienfeld. A Polícia local teve mesmo de colocar barreiras de proteção, de forma a dissuadir as pessoas a estacionarem nas bermas das estradas.

Um dos presentes confidenciou-nos que houve adeptos que permanecerem no portão até às 03h da manhã.

O cenário deverá manter-se nos próximos dias. Amanhã e quinta-feira há previsões de 31 graus de máxima, apesar de se esperar alguma chuva na quinta, sexta e sábado. Mas, tal como tivemos oportunidade de presenciar, nem a chuva afasta quem tenta, a todo o custo, uma lembrança desta passagem portuguesa pela Alemanha. Quem diz portuguesa, diz Cristiano Ronaldo.

*Reportagem na Alemanha com Evandro Delgado e Afonso Trindade de Araújo, enviados especiais do SAPO Desporto