A Índia conseguiu hoje o primeiro triunfo na Taça da Ásia em futebol desde os dois obtidos na edição de 1964, há mais de 50 anos, ao golear a Tailândia por 4-1, em encontro do Grupo A.

Em Abu Dhabi, Sunil Chhetri, aos 27 e 46 minutos, o primeiro de penálti, Anrirudh Thapa, aos 68, e Jeje Lalpekhlua, aos 80, apontaram os tentos do conjunto indiano, enquanto Teerasil Dangda faturou para os tailandeses, aos 33.

A seleção indiana foi segunda na estreia em fases finais da Taça da Ásia, em 1964, mas, depois disso, não tinha conseguido qualquer triunfo, em duas participações: um empate e três derrotas em 1984 e três desaires em 2011.

Por seu lado, a Tailândia está a cumprir a sua oitava participação na fase final da Taça da Ásia, tendo como melhor registo o terceiro posto de 1972.

Com este resultado, a Índia isolou-se na liderança do Grupo A, com três pontos, contra um dos anfitriões Emirados Árabes Unidos e do Bahrain, que empataram a um golo no sábado, no encontro de abertura da prova.

No primeiro jogo do dia de hoje, a Austrália, detentora do título, entrou da pior forma na competição, ao perder por 1-0 com a Jordânia, em encontro do Grupo B, disputado em Al Ain, por culpa de um tento de Anas Bani Yaseen, aos 26 minutos.

O outro jogo do grupo disputa-se ainda hoje, entre a Síria e a Palestina.

Na segunda-feira, entram em ação a Coreia do Sul, de Paulo Bento, que defronta as Filipinas, e o Irão, de Carlos Queiroz, perante o Iémen.

A Taça da Ásia de 2019 arrancou no sábado e termina em 01 de fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos.