O Talent Spy, conjuntamente com a F3M Moçambique e o Ministério da Juventude e Desportos de Moçambique, organizam o 1º Fórum de Scouting – O Futuro do Futebol Moçambicano, que irá decorrer no próximo dia 4 de setembro, pelas 8H30, no Hotel Montebelo Indy, Maputo.

Esta ação visa contribuir para a evolução do futebol em Moçambique, relevando práticas já introduzidas noutras latitudes do globo, no sentido da obtenção de um maior rendimento desportivo, capacitação e potenciação de jovens jogadores. No programa constam diversos temas relacionados com a captação e gestão do talento no futebol, o papel do estado, clubes e outras entidades na potenciação desse mesmo talento e a relevância do scouting no jogo e na procura dos melhores resultados desportivos.

Para Abel Xavier, selecionador nacional e um dos palestrantes confirmados, “no que diz respeito à competição, tudo é relevante” e este é um dos temas que merece a sua total consideração e interesse.

De entre os oradores, vale a pena citar o Ministro da Juventude e Desporto, Aberto Nkutumula, Renato Caldeira, Dário Monteiro, Sancho Júnior, Pedro Fraga e Ananias Couana.

O Talent Spy é um projeto que agrega serviços de formação e consultoria na área do scouting a uma solução tecnológica para gestão de jogadores e equipas com foco no registo de dados de observação individual e coletiva. Atualmente, esta solução informática já é usada por mais de 9 mil utilizadores em cerca de 100 países e integra uma base de dados com informação sobre mais de 140.000 jogadores de 6.000 equipas, ligados a 250 competições em 50 países.

Entretanto, os clubes que formaram os dois melhores jogadores da atualidade, o português Sporting Clube de Portugal (Cristiano Ronaldo) e o argentino Club Atlético Newell’s Old Boys (Messi) também utilizam o Talent Spy para procurar novos talentos. Mas são vários os clubes que já têm esta solução implementada, tal como o S.L. Benfica para a modalidade de Futsal, Vitória de Setúbal, Estoril Praia, entre outros.

Com uma origem 100% portuguesa, o Talent Spy surgiu a partir do Grupo F3M, composto pela empresa mãe, a F3M, este ano a celebrar o 30º aniversário.