Ao trocar o Real Madrid pela Juventus, Cristiano Ronaldo tornou-se na segunda transferência mais cara deste mercado de verão. Os transalpinos pagaram 117 milhões de euros pelo avançado de 33 anos que jogou as últimas nove temporadas no colosso da capital espanhola.

O Melhor Jogador do Mundo apenas foi batido pela venda de Kylliam Mbappé ao PSG. O jovem de 19 anos estava emprestado pelo Mónaco aos parisienses, que acionaram a cláusula de compra obrigatória este verão, no valor de 135 milhões de euros. Alías, Ronaldo é a única transferência deste 'top-ten' que não foi realizada por clubes da Premier League.

A fechar o pódio está a transferência de um guarda-redes. O Chelsea não perdeu tempo e bateu a cláusula de rescisão de Kepa, guarda-redes espanhol que militava no Athletic Bilbao, pagando 80 milhões de euros por ele. É o guarda-redes mais caro da história do futebol.

Dos 10 mais caros deste verão, dois são guarda-redes. O Liverpool, que investiu muito neste mercado, tem três jogadores nos dez mais caros deste verão.

As dez trasnferências mais caras deste verão

1.º  - Mbappé (PSG), 135 milhões de euros

2.º  - Ronaldo (Juventus), 117 milhões

3.º  - Kepa (Chelsea), 80 milhões

4.º  - Lemar (Atlético Madrid), 70 milhões

5.º  - Mahrez (Manchester City), 67.80 milhões

6.º  - Alisson (Liverpool), 62.50 milhões

7.º  - Naby Keita (Liverpool), 60 milhões

8.º  - Fred (Manchester United), 59 milhões

9.º  - Jorginho (Chelsea), 57 milhões

10.º  - Fabinho (Liverpool), 45 milhões