Esta é a história de como um clube da 4ª divisão do futebol inglês conseguiu tornar-se um dos mais mediáticos do mundo, em apenas um ano, com a ajuda do Burger King e do FIFA 20. Mas, vamos voltar ao início.

Corria o verão de 2019, quando o Burger King se tornou patrocinador do Stevenage FC, um pequeno clube do condado de Hertfordshire, perto de Londres. Com uma incrível jogada de marketing, a cadeia de fast-food começou a oferecer hambúrgueres a quem completasse desafios no FIFA20 com a equipa do Stevenage FC.

Passado um ano, o clube inglês esgotou todas as camisolas e é o clube do FIFA20 mais utilizado na plataforma Twitch.

Um passo bem pensado

O diretor de Marketing do Burger King admitiu que a decisão de patrocinar o Stevenage FC não foi um acaso. Citado pelo 'The Sun', Marcelo Pascoa referiu que a cadeia de fast-food se interessa "não apenas pelas grandes equipas, mas também pelas mais pequenas que estão preparadas para algo maior".

Em conjunto com uma agência americana, o Burger King começou a desenhar a obra perfeita. Foi daí que surgiu a ideia de usar o FIFA20 para impulsionar o clube e a cidade. Os jogadores desbloqueavam ofertas à medida que iam jogando com o Stevenage FC e que colocavam os vídeos dessas vitórias no Twitter.

Os vários desafios foram chamando a atenção dos internautas que usavam camisolas oficiais do clube e publicavam vídeos nas redes sociais em troca de comida grátis. A partir daí foi sempre a subir.

A campanha tornou proporções ao nível mundial e chegou a países como França, Brasil, México, Estados Unidos da América, Alemanha, Reino Unido, China, Espanha, Suécia e Rússia. Foi assim que o Stevenage FC se catapultou do condado de Hertfordshire para o mundo.

Em apenas uma semana do passado mês de outubro, os internautas partilharam 25 mil vídeos de golos relacionados com a campanha do Burger King. E, pela primeira vez na história do clube inglês, todas as camisolas foram vendidas, a um custo de 47 euros.

O contrato entre Burger King e Stevenage FC termina no final deste ano, mas os internautas têm esperança que surjam novas campanhas e, de preferência, que envolvam comida gratuita.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.