A UEFA confirmou, esta segunda-feira, o adiamento das finais da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga dos Campeões feminina, todas programadas para maio, perante os efeitos da pandemia da Covid-19.
Em comunicado, o organismo que tutela o futebol europeu adianta que ainda que está a estudar novas datas para a realização destes encontros. Nesse sentido, a UEFA promete novidades em tempo oportuno.
Recorde-se que a final da Champions jogar-se-ia a 30 de maio no futebol masculino e a 24 do mesmo mês na competição feminina. Já a final da Liga Europa estava marcada para 27 de maio.
Na última semana, a UEFA já tinha anunciado o adiamento do Campeonato da Europa para o verão de 2021.
No comunicado publicado no site oficial do organismo, Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, afirmou que a decisão de adiar o Europeu acarreta custos elevados para a organização, mas que a saúde dos adeptos, das equipas e do staff eram mais importantes.
"A saúde dos fãs, do staff e dos jogadores tem de ser a nossa prioridade número um (...) Alterar o EURO 2020 traz um grande custo para a UEFA (...) O propósito acima do lucro tem sido o nosso lema ao tomarmos esta decisão para o bem de todo o futebol europeu", escreveu o dirigente.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.
Comentários