A direção do 1º de Agosto pede desculpas à sociedade angolana, sobretudo aos amantes do futebol, pelo facto de os seus adeptos terem arremessado objetos para o campo no desafio de domingo frente ao Petro de Luanda, em que a sua equipa foi derrotada, por 0-2, no fecho da 27ª jornada do Girabola2012.

O desafio ocorreu no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, e além do ato acima descrito os apoiantes “agostinos” agrediram um adepto da equipa adversária, pelo que a direção do clube militar vem através de uma nota, assinada pelo diretor-geral, Fernando Barbosa, esclarecer que não se identifica com este tipo de conduta.

«Temos feito um esforço interno para sensibilizar os adeptos a pautarem por princípios éticos e disciplinares que caracterizam a génese do clube», lê-se no documento.

No mesmo acrescenta-se que o 1º de Agosto coloca-se à disposição da Federação Angolana de Futebol e instituições de investigação no sentido de banir do seu seio, dos recintos desportivos e locais de eventos similares, indivíduos ou grupos cuja conduta e falta de educação ponham em causa o bom nome da instituição e do fair play que devem caracterizar o desporto.

Na temporada 2011, o 1º de Agosto foi sancionado pela federação com três jogos a porta fechada, fora de Luanda, por conduta semelhante dos seus adeptos.