Com golos de Keita, aos 37 minutos, e Ben Traoré, aos 53, ambos senegaleses, o Petro de Luanda derrotou esta quarta-feira no estádio 11 de Novembro, o campeão em título Kabuscorp do Palanca, em jogo de cartaz da 14ª jornada do Girabola.

A partida, de muitas emoções, opunha duas formações que já foram campeãs, sendo o Petro com quinze títulos e o Kabuscorp com apenas um, e que nos últimos anos tem sido de muita emoção.

Depois da pausa de duas semanas que a competição registou, as duas formações centralizaram o jogo da jornada que levou muita gente para o maior estádio do país com capacidade para cinquenta mil pessoas.

O Petro começou por mandar no jogo, ante o seu adversário que mostrava algumas falhas na defesa e meio campo, com várias perdas de bola e alguma quebra física.

Aos 17 minutos, na cobrança de um livre direto, Gilberto obrigou Matampi a uma defesa apertada, que levou a bola para canto.

Por diversas vezes o guarda -redes do Kabuscorp passou a destacar-se ao defender grandes jogadas de muito perigo.

Apenas aos 30 minutos os campeões nacionais beneficiaram de um lance perigoso, com Adawa, na execução de um livre direto, a levar a bola para a barreira, que afastou o perigo da baliza a guarda de Jotabé.

Aos 34 minutos Keita abriu o ativo de cabeça, fruto de um cruzamento efetuado por Diógenes.

Num espaço de dois minutos, o Kabuscorp por pouco sofria o segundo golo, devido a um mau atraso de bola, que acabou nos pés de Osório, este coloca a mesma em Keita que rematou por cima da baliza.

O golo de Keita permitiu que o Petro saísse em vantagem para o intervalo.

No reatamento, o Kabuscorp retirou da quadra Abel Manfuila e colocou Love Cabungula a jogar ao lado de Albert Meyong.

Aos 48 minutos Adawa rematou já com o guarda-redes Jotabé batido, Osório apareceu na trajetória e cortou a bola para fora das quatro linhas.

Contra a corrente de jogo, e quando o Kabuscorp mandava na partida, eis que o Petro voltou a marcar desta vez por outro senegalês, Ben Traoré , numa jogada iniciada por Keita, a passe de Manguxi.

Meyong testou os reflexos do guarda-redes do Petro, obrigando este a uma defesa espetacular, que mereceu aplausos do público adepto das duas formações.

Numa só sentada, aos 60 minutos, a equipa técnica do Kabuscorp efetuou duas alterações, tirando Adawa e Fiston, colocando em campo Mpele Mpele e Dax, no sentido de darem maior acutilância à dupla de avançados.

A três minutos do final, Keita isolado rematou por cima quando já se gritava golo nas bancadas do estádio 11 de Novembro.

Já em tempo de compensação, Meyong volta a entrar em cena com um toque letal de cabeça, voltando a levar o perigo para os contrários que tudo faziam para chegar ao tento de honra.