O Progresso Sambizanga foi incapaz de encerrar o Girabola2012 com uma vitória, ao empatar a zero diante do Interclube, em jogo da 30ª e última jornada, disputado este domingo no Estádio 22 de Junho, em Luanda. Yano falhou um penalty.
Num desafio pautado pelo equilíbrio e rigor tático dos integrantes dos dois conjuntos, foram os donos da casa a darem o primeiro sinal de perigo, com Alex a cabecear para cima da baliza do Progresso, logo nos cinco minutos iniciais. Aos 10, Yano respondeu com um cruzamento forte mas para fora da baliza da formação do Inter.
Decorridos 30 minutos, Hernani obrigou o guarda-redes Vozinha do Progresso a uma defesa arrojada. Ação idêntica foi protagonizada por Paty, com a bola a sair para fora.
Aos 44 minutos, Chico fez a bola embater contra trave da baliza do Interclube, na última oportunidade antes do intervalo.
No reatamento, Kialunda e Castro entraram para os lugares de Joel e do capitão Minguito, no Interclube. O progresso respondeu com as entradas de Jairzinho no lugar do médio Gria e do avançado Brazuca no posto de Ito, aos 50 e 61 minutos.
Chico que viria a desperdiçar uma grande oportunidade, cabeceando à figura do guardião Mário do Interclube, quando todos esperavam pelo golo do Progresso.
Aos 73', Vado rendeu o perdulário Chico no setor ofensivo progressista. Enquanto na outra parte, Paty era substituído por Dany.
Viria a ser o Progresso a ter a maior oportunidade para vencer a partida, quando Yano foi derrubado em plena área pelo guarda-redes Mário, lance prontamente sancionado pelo árbitro Inácio Rangel, com o castigo máximo.
Na cobrança da falta, o próprio jogador, melhor marcador da prova, fez um remate denunciado que Mário defendeu. Se Yano marcasse o penalty, seria o seu 15º golo do Girabola2012, o que daria a vitória da sua equipa sobre o Interclube.
Com este resultado, a formação do bairro Sambizanga ficou na 8ª posição com 40 pontos, ao passo que o Interclube foi o 5º com 49. O Recreativo do Libolo venceu o Girabola2012 com 67 pontos.
Comentários