Foi um fim-de-semana discreto para os jogadores portugueses que jogam lá fora, nos principais campeonatos além fronteiras, sem registo de golos importantes e com algumas derrotas amargas. Houve, contudo, quem tivesse razões para festejar: na Alemanha, João Palhinha e Rapahel Guerreiro fizeram a festa do título com o Bayern

Inglaterra

Na Premier League, três treinadores portugueses saíram derrotados da jornada deste fim de semana.

O Fulham, de Marco Silva, perdeu 1-0 na visita ao Aston Villa, o Wolverhampton, de Vítor Pereira, perdeu na visita ao Manchester City (num jogo que contou com um total de oito portugueses em campo) e o Manchester United, de Ruben Amorim, ainda na ressaca da grande vitória para a Liga Europa em Bilbau, perdeu 4-3 no terreno do Brentford (Bruno Fernandes e Diogo Dalot não jogaram).

O Nottingham Forest, de Nuno espírto Santo, só joga esta segunda-feira, com o Crystal Palace.

Pedro Neto fez uma assistência na vitória do Chelsea sobre o campeão Liverrpol, por quem Diogo Jota também foi titular.

Alemanha

Na Bundesliga, o Bayern Munique recuperou o título de campeão que havia perdido para o Bayer Leverkusen na época passada. Com Raphael Guerreiro ausente por lesão e João Palhinha a jogar os últimos dois minutos, a formação bávara até empatou 3-3 com o Leipzig no sábado, adiando a festa, mas a festa chegou no dia seguinte, no sofá, em virtude de um empate dos 'farmacêuticos'.

Noutros campos, Tiago Tomás foi titular na pesada derrota por 4-0 do Wolfsburgo em casa do Dortmund. Outro avançado, André Silva, não saiu do banco no empate 2-2 do Weder Bremen com o Union Berlim, que não contou com Diogo Leite, lesionado.

França

Com a revalidação do título da Ligue mais do que selada, o Paris Saint-Germain, mais preocupado com o embate de meio da semana com o Arsenal para a segunda mão das meias-finais a Champions League, perdeu por 2-1 na visita ao Estrasburgo. Vitinha e Nuno Mendes foram poupados, Gonçalo Ramos foi titular na frente e fez a assistência para o golo dos parisienses, João Neves também alinhou de início (como lateral direito), mas saiu aos 62 minutos. No Estrasburgo, Diogo Moreira foi titular.

Quanto ao Lyon, treinado por Paulo Fonseca (que continua a não se poder sentar no banco), escorregou e falhou o assalto aos lugares europeus, derrotado por 2-1 na receção ao Lens. Ao fim de 32 jornadas, o Lyon é 7.º, mas está a apenas três pontos do quarto lugar, que pode valer um lugar na Champions.

Uma das equipas que segue à frente do Lyon é o Lille, que com André Gomes a não sair do banco e Tiago Santos ainda lesionado, empatou 1-1 em casa com o Marselha. Por fim, Aurélio Buta foi titular na derrota do Stade Reims com o Nice, Tal como Anthony Lopes na derrota do Nantes com o Angers.

Espanha

William Carvalho participou na vitória do Betis por 2-1 sobre o Espanyol, selada com um grande golo de Antony. Dario Essugo também foi titular na derrota com o Valência (2-3) num jogo em que Fábio Silva náo alinhou e em que, do outro lado, André Almeida saltou do banco no segundo tempo.

Domingos Duarte não saiu do banco na derrota do Getafe com o Rayo Vallecano, enqunato André Ferreira foi titular na baliza do Vallodilid na receção ao Barcelona, mas acabou por não conseguir evitar mais um desaire da sua equipa, ainda que por escassos 2-1.

Itália

Renato Veiga foi titular e Francisco Conceição e Alberto Costa foram suplentes utilizados no empate 1-1 da Juventus com o Bolonha, Danny Mota jogou os 90 minutos pelo Monza, último da tabela, e foi goleado pela Atalanta.

O AC Milan, de Sérgio Conceição, João Félix e Rafael Leão, só joga na noite desta segunda-feira.

Outros países

Noutros campeonatos, a Liga dos Campeões asiática não correu bem nem ao Al Nassr, de Cristiano Ronaldo e Otávio, nem ao Al Hilal, de Rúben Neves e Jorge Jesus. Ambos os conjuntos foram afastados nas meias-finais e o treinador luso acabou mesmo por ser despedido.

Mas houve outros treinadores lusos com razões para sorrir. Paulo Sousa, por exemplo, sagrou-se campeão dos Emirados Árabes Unidos, e Abel Ferreira lidera - à condição - o Brasileirão, depois de mais um triunfo do Palmeiras.