"Confessamos a nossa admiração por Luís Figo, cuja ilustre carreira de quase duas décadas incluiu liderar Portugal até à final do UEFA EURO 2004.
Vencedor da Bola de Ouro, Luís Figo era conhecido pelas acelerações e fintas estonteantes, por fazer assistências primorosas e marcar livres na perfeição. Com a braçadeira de capitão, o então jogador do Real Madrid guiou Portugal até à final do UEFA EURO 2004, perdida em casa frente à surpreendente Grécia", pode ler-se no site da UEFA, num artigo elogioso em relação ao antigo internacional português.
A UEFA destaca algumas afirmações do antigo capitão da seleção das quinas.
"Portugal tem jogadores fantásticos e jovens com valor. Podemos estar felizes, pois temos uma grande equipa em formação."
"Senti que desperdicei uma grande oportunidade [no EURO 2004], não apenas eu, mas também os meus companheiros de equipa, que viveram esta competição tão intensamente e as pessoas que nos apoiaram tanto."
"Guardo boas memórias [do EURO 2004]. Recordo do que vivemos nesses jogos e as muitas manifestações de apoio que recebemos do público. Tentámos dar-lhes algo para festejar, mas infelizmente não conseguimos."
E os elogios de quem trabalhou com ele.
Quando era criança, o Figo usava a camisola 7 no Sporting. Tal como qualquer criança que sonhava ser futebolista, também eu queria ser como o Figo. Queria usar o número 7.”
Cristiano Ronaldo, capitão de Portugal
"Podem colocar Figo numa cabina telefónica juntamente com 11 adversários que ele encontra o caminho até à porta. Dribla-os a todos e acha a saída."
Carlos Queiroz, antigo treinador de Figo na selecção de Portugal (em todos os escalões) e no Real Madrid
"Num plantel [do Real Madrid] cheio de talento e egos, seria fácil para os jogadores perderem-se na multidão, mas nunca houve o perigo de isso acontecer com o Figo."
Geoff Hurst, antigo internacional de Inglaterra e vencedor do Campeonato do Mundo
"É impossível parar o Figo a menos que toda a defesa ajude."
Javier Garrido, antigo defesa do Valência.
Comentários