O Atletico de Madrid, com Sílvio e Tiago a titulares, empatou (1-1) domingo no terreno do Levante, enquanto o FC Barcelona “cilindrou” (5-1) a Real Sociedad, em Camp Nou, na primeira jornada da Liga espanhola de futebol.

A equipa catalã aproveitou o empate (1-1) cedido pelo campeão Real Madrid, no Santiago Bernabéu, frente ao Valência, para assumir, desde já, a liderança partilhada da Liga espanhola, com Lionel Messi a desequlibrar a partida muito cedo.

Os catalães abriram o marcador logo aos quatro minutos, através do regressado Puyol, depois da grave lesão que o afastou do Euro2012, deixando antever uma vitória tranquila, mas, cinco minutos volvidos, os bascos restabeleceram o empate através do médio uruguaio Gonzalo Castro, numa jogada de contra-ataque.

Se este golo poderia ser suscetível de complicar a tarefa ao FC Barcelona, Messi tratou logo de decidir a partida no espaço de cinco minutos, aos 11 e aos 16, em dois lances de insistência, nos quais o seu extraordinário talento fez a diferença.

Com a partida resolvida, os catalães geriram o jogo como lhes convinha, tendo somado mais dois golos, o quarto ainda na primeira parte, por Pedro Rodriguez, e o quinto aos 84 minutos, pelo também regressado David Villa.

O avançado internacional espanhol entrou aos 75 minutos para o lugar de Pedro Rodriguez, ainda a tempo de faturar, depois de uma ausência dos relvados muito longa por motivo de lesão, que o afastou do Euro2012.

Por seu lado, o Atlético de Madrid cedo ficou em desvantagem, logo aos cinco minutos, devido ao golo do avançado marroquino do Levante Nabil El-Zhar, mas o médio turco Arda Turan restabeleceu o empate aos 22 minutos, após assistência do ex-portista Falcão.

O resultado não viria a sofrer alteração até final, tendo o internacional português Sílvio sido substituído aos 75 minutos, pelo médio tunisino Ouelasti.

Entretanto, o Valência, com os portugueses João Pereira e Ricardo Costa, impôs hoje um empate (1-1) na visita ao campeão espanhol, Real Madrid, pelo qual alinharam Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão, às ordens de José Mourinho.

O argentino Higuain, logo aos nove minutos, inaugurou o marcador a favor dos “merengues”, mas Jonas, aos 41, empatou a partida para os “che”, numa jogada em que Pepe se lesionou, num choque com Casillas, acabando por ser substituído ao intervalo.

Os detentores do título tentaram tudo para chegar ao empate, tendo Higuain estado muito perto de “bisar”, num cabeceamento à barra, mas o empate manteve-se até final, com João Pereira a ver um cartão amarelo, já aos 84 minutos, por jogar a bola com o braço.

O Real Madrid já se tinha estreado com um empate na primeira época de José Mourinho (0-0 em Maiorca, em 2010/2011), mas havia iniciado a temporada com uma goleada por 6-0 em Saragoça, em embate relativo à segunda jornada.

No outro jogo de hoje, o Bétis de Sevilha foi a Bilbau bater o Athletic por 5-3, graças a golos de Ruben Castro (seis minutos), Molina (25 e 86), Beñat (30) e Pozuelo (80), face à réplica dos bascos, que chegaram ao empate por intermédio de De Marcos (47) e do “bis” de San Jose (67 e 76).

A primeira jornada iniciou-se no sábado, com as vitórias do Maiorca e do Sevilha, em casa, sobre Espanyol e Getafe, ambas por 2-1, e do Málaga em Vigo, perante o Celta, por 1-0, e vai completar-se segunda-feira.

O Deportivo da Corunha, de matriz portuguesa, com sete jogadores lusos no plantel, recebe o Osasuna, o Granada visita o terreno do Rayo Vallecano e o Saragoça recebe o Valladolid.