Um golo de Sergi Darder, aos 21 minutos, permitiu hoje ao Málaga vencer por 1-0 no reduto do Deportivo da Corunha, num encontro da 14.ª jornada da Liga espanhola com três portugueses de cada lado.

Os jogadores lusos só se evidenciaram, porém, pela negativa, nomeadamente Ivan Cavaleiro, que falhou uma grande penalidade, aos 12 minutos, sendo incapaz de bater Kameni, também melhor, pouco depois, perante um isolado Postiga.

Além de Ivan Cavaleiro (90 minutos) e Hélder Postiga (substituído aos 63), também Luisinho (90) foi titular no “Depor”, enquanto Antunes (90) e Duda (saiu aos 71) estiveram no “onze” dos forasteiros, com Ricardo Horta a entrar aos 56.

O golo surgiu na sequência de um erro do guarda-redes Fabricio, que, ao colocar a bola em jogo, acabou por fazer uma assistência para Darder, para este decidir o jogo com um pontapé colocado de fora da área.

Com este resultado, o Málaga igualou, provisoriamente, o Valência no quinto lugar, com 24 pontos, enquanto o Deportivo manteve-se com 10, em 19.º e penúltimo.

Antes, o internacional português Cristiano Ronaldo selou o seu 24.º “hat-trick” pelo Real Madrid, materializando o triunfo caseiro sobre o Celta de Vigo (3-0).

Cristiano Ronaldo, que passou a somar 23 golos em apenas 13 jogos na edição 2014/15, inaugurou o marcador aos 36 minutos, ao converter um penálti, o sétimo na prova, depois de dar um “mergulho” que o árbitro transformou em falta.

Na segunda parte, o “7” dos “merengues”, cada vez mais firme como ponta de lança, faturou mais duas vezes, aos 65 minutos, ao aproveitar uma ressalto na área, e aos 81, perante a baliza vazia, depois de um cruzamento de Marcelo.

Pelo Real Madrid, Cristiano Ronaldo conta agora 24 “hat-tricks” (três golos no mesmo jogo) e quatro “póquers” (quatro) e, na Liga espanhola, passou a somar 201 tentos, sendo o nono da história, apenas a nove do oitavo (Pahiño, com 210).

Cristiano Ronaldo acabou substituído aos 85 minutos, pelo mexicano Chicharito, para as palmas dos adeptos do Real Madrid, que somou o 18.º triunfo consecutivo em todas as competições, igualando o recorde espanhol, na posse do “Barça”, de Frank Rijkaard, na temporada 2005/2006.

Na Liga espanhola, os campeões da Europa em título, que contaram os 90 minutos com Pepe e nos últimos 10 com Fábio Coentrão, somam agora 36 pontos, contra 32 do Atlético de Madrid, que, a abrir o dia, venceu por 2-0 em Elche.

O FC Barcelona partiu para a ronda no segundo lugar, a dois pontos do Real Madrid, cenário que pode recuperar se vencer domingo na receção ao vizinho Espanyol.

No outro encontro hoje realizado, o Córdoba conseguiu, finalmente, o primeiro triunfo na prova (não ganhava desde a anterior participação, em 1971/72), ao bater fora o Athletic Bilbau por 1-0, graças a um golo do argelino Ghilas, jogador emprestado pelo FC Porto.