O jornal 'El Confidencial' revelou, esta segunda-feira, que o Serviço de Informação da Guardia Civil desmantelou uma das maiores centrais de propaganda ligadas ao Estado Islâmico, a 'Fundación I'lam'. Foram detidas nove pessoas ligadas à organização e que incentivavam os seguidores a fazer atentados contra o autocarro do Real Madrid e aos seus adeptos.

As detenções e o desmantelamento foram o resultado de uma grande operação levada a cabo pela Europol e FBI, para além das autoridades dos Países Baixos, Alemanha, França, Estónia, Roménia e Islândia. As detenções ocorreram nas regiões de Salt (Girona), Algeciras (Cádiz), Anta (Almería) e Tenerife.

Na mensagem divulgada pela 'Fundación I'lam' pode-se ver uma pessoa encapuçada a disparar contra o autocarro dos madridistas enquanto apelava: "Meu querido irmão. Espera num lugar próximo ao ponto de chegada dos jogadores. Faz-lhes mira, juntamente com os seus adeptos".

Esta rede ligada ao Estádio Islâmico teria ainda emissoras de rádios, agências de notícias, produtoras de vídeos e perfis em redes sociais em que difundiam conteúdo radical em várias línguas, incluindo em espanhol.

Mas, o ataque ao autocarro do Real Madrid não era o único a ser incutido aos seguidores, uma vez que, noutra mensagem o alvo era o Santiago Bernabéu: "Meu querido irmão em Al-Andaluz. Um objetivo muito valioso aguarda-te. Irrompe na multidão, engana a segurança com explosivos improvisados e dispositivos de distração, e avança rumo ao teu principal objetivo com determinação".