A corrupção desportiva voltou a estar na ordem do dia em Espanha, depois de um testemunho de Aday Benítez, que contou como foi aliciado para perder um jogo quando representava o Girona em 2016/2017, altura em que o clube lutava para subir à primeira divisão do futebol espanhol.

O antigo médio contou que recebeu uma proposta de 50 mil euros para perder um jogo.

"Era absurdo aceitar, porque nesse ano subimos à primeira Divisão, faltava um jogo da Liga. Eu não ia manchar toda a época por um jogo, era absurdo aceitar. Mas que me ofereceram…", referiu num programa da rádio 'Cadena Ser', antes de detalhar como funcionou o processo.

"Contactam um jogador que serve de ligação e reúne as pessoas de confiança dentro de um balneário. Só tens de escolher três, para comprar um guarda-redes, central e avançado. Assim já tens bem encaminhado. Mas não podes comprar só três jogadores, evidentemente. Vivi situações noutro clube, o Tenerife, aí não posso confirmar, porque não era um deles….", começou por detalhar, antes de contar uma situação estranha que aconteceu.

"No último jogo da Liga, não tínhamos opções de ir ao play-off e o Sporting Gijón sim. Em princípio iam jogar os menos utilizados e no final jogaram os habituais e perdemos 3-1. Não posso confirmar, porque não estava lá, mas a mim pareceu-me estranho que tenham jogado aqueles que tinham atuado durante todo o ano. Não jogávamos para nada e, além disso, tinham-nos dito que jogariam os menos utilizados. No último ou penúltimo dia mudou tudo", detalhou Aday Benítez.