A noite desta quinta-feira vão jogar-se, para além das meias-finais da Liga Europa, as meias-finais da mais nova das competições de clubes da UEFA, a Liga Conferência.

Em Florença, a Fiorentina, que afastou o SC Braga da prova, vai receber o Basileia. O conjunto de Florença teve um início de época irregular, mas foi estabilizando e, mostrando um elevado poderio ofensivo, atravessou uma impressionante série de vitórias no início de 2023. Porém, parece estar agora a viver nova quebra e na ronda anterior desta Liga Conferência apanhou um grande susto ante o Lech Poznan.

Quanto ao Basileia, tem mostrado dificuldades a nível interno, tem mostrado resiliência nos palcos europeus. Recuperou de uma desvantagem de 2-0 para eliminar o Slovan Bratislava no desempate por penáltis nos oitavos de final e depois surpreendeu ao afastar o Nice, empatando à beira do fim e prevalecendo no prolongamento.

Já em Londres, outra equipa que tem estado longe dos lugares cimeiros em Inglaterra, o West Ham vai tentar dar seguimento ao bom registo nas competições europeias desta época, onde soma 11 vitórias e apenas um empate, frente a um AZ que não estava numa meia-final europeia desde 2004/05, quando foi eliminado pelo Sporting na Taça UEFA e que perdeu nas suas seis anteriores visitas a Inglaterra, tendo sofrido 20 golos.

O objetivo da turma de Alkmaar será, então, sair incólume de Londres, para poder depois tirar partido do factor casa na segunda mão. É que esta época a formação neerlandesa venceu os oito jogos europeus que disputou no seu estádio, marcando uma uma média de três golos em cada um.