O Benfica venceu, na noite de terça-feira, o Club Brugge por 5-1: uma vitória por números gordos e que valeu uma série de marcos às águias e a alguns dos seus jogadores.

João Mário, por exemplo, marcou de penálti o quarto golo do clube da Luz e, para além de chegar às duas dezenas de golos em 2022/23 (é a temporada mais produtiva da sua carreira), entrou para a história dos encarnados ao tornar-se apenas no segundo jogador a marcar em cinco jogos seguidos da maior prova europeia de clubes. O primeiro foi...Eusébio, na década de 1960.

João Mário tornou-se também no primeiro jogador a marcar cinco grandes penalidades (excluindo desempate por grandes penalidades) numa única época da Liga dos Campeões. Lionel Messi (duas vezes), Arturo Vidal, Thomas Müller, Robert Lewandowski e Cristiano Ronaldo marcaram quatro numa só campanha.

Os feitos não se ficam por aqui. O Benfica somou também a sua maior vitória caseira de sempre na UEFA Champions League desde que a prova passou a ser assim designada. As águias nunca tinham vencido por mais do que 3-0 no seu terreno na competição. Além disso, chegam aos quartos-de-final da Taça dos Campeões/UEFA Champions League em temporadas consecutivas pela primeira vez desde a longínqua temporada de 1968/69.

Gonçalo Ramos, que marcou dois dos golos ao Clube Brugge, tornou-se aos 21 anos e 260 dias no jogador português mais jovem de sempre a bisar num jogo da fase a eliminar da Champions.

Com os cinco golos do Brugge, as águias levam já 23 golos nesta sua campanha na Liga dos Campeões, onde têm agora o melhor ataque, ultrapassando Nápoles (22), Real Madrid (20), Liverpool e Bayern (ambos com 19). No conjunto de todas as competições, em 2022/23, o Benfica superou, com os cinco golos ao campeão belga, a centena de golos na presente época.

Mas há mais: com uma goleada por 5-1 na Luz, o seu melhor resultado nesta fase da prova, a juntar ao 2-0 da Bélgica, o conjunto ‘encarnado’ superou pelo ‘dobro’ o que era o seu melhor resultado numérico em termos globais, o 3-0 ao então campeão europeu em título Liverpool, nos ‘oitavos’ de 2005/06.

O Benfica superou ainda o recorde luso de jogos consecutivos sem perder na Liga dos Campeões em futebol, ao somar o 13.º, com uma goleada por 5-1 na receção ao Club Brugge, na segunda mão dos ‘oitavos’.

A nível financeiro também há novo máximo. O Benfica já conquistou mais de 72,5 milhões de euros (ME) na edição 2022/23 da Liga dos Campeões em futebol, um novo recorde do clube, depois dos 10,6 hoje adicionados com o apuramento para os quartos de final.