O Benfica aproximou-se esta quinta-feira do Pote 1 para o sorteio da edição 2013/2014 da Liga dos Campeões em futebol, ao ascender ao 10.º lugar da tabela a cinco anos, ultrapassando o Atlético de Madrid.

Os “encarnados” só têm agora nove equipas pela frente, entre elas o FC Porto, que segue no oitavo posto e está muito bem posicionado para repetir o estatuto de cabeça de série que ostentou na presente edição da “Champions”.

Para repetir o Pote 1, basta aos “dragões” que a Liga dos Campeões não seja ganha pelo Borussia de Dortmund, mas por FC Barcelona, Bayern Munique ou Real Madrid, enquanto o Benfica precisa do mesmo e ainda que duas das equipas que estão à sua frente não se qualifiquem para a fase de grupos.

Neste momento, o Valência (nono do “ranking” e ainda ao alcance do Benfica) está fora, tal como o Inter de Milão (sétimo) e o Arsenal (sexto), já que seguem todos no quinto lugar dos respetivos campeonatos nacionais.

No que respeita ao “ranking” dos países, os “encarnados” colocaram Portugal ainda mais perto do quinto lugar, na posse da França (59,668 pontos, contra 59,000 dos gauleses), sendo que continuam em prova, na Liga Europa, ao contrário do Paris SG, que era o sobrevivente francês e foi eliminado da “Champions”.

Em 2012/2013, Portugal segurou o sexto posto, atrás de Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália e França, e o Benfica o oitavo, mantendo-se como a melhor colocada entre as equipas a disputar a Liga Europa. O FC Porto caiu para 13.º.