Os surpreendentes Tottenham e Ajax começam na terça-feira a lutar por uma das vagas na final da Liga dos Campeões de futebol, enquanto os consagrados FC Barcelona e Liverpool decidem a outra ‘meia’ da prova.

Catalães e ingleses, ambos com cinco troféus conquistados, a par do Bayern de Munique, e apenas superados pelo recordista Real Madrid (13) e pelo AC Milan (sete), chegaram a esta fase da prova depois de eliminarem Manchester United e FC Porto nos quartos de final, respetivamente.

Os ‘reds’, que estão pela 11.ª vez numa meia-final da principal competição europeia de clubes, deixaram pelo caminho os ‘dragões’ com um agregado de 6-1 (2-0 e 4-1) e procuram alcançar a segunda presença seguida na decisão da prova, depois de na época passada terem sido derrotados pelo Real Madrid (3-1).

Por seu lado, o FC Barcelona, campeão europeu pela última vez em 2015, conseguiu a 17.ª presença numas meias-finais, com dois triunfos sobre o Manchester United, por 1-0 e 3-0, dividindo agora o favoritismo com o seu próximo adversário, o Liverpool.

O embate entre ‘Barça’ e Liverpool, da primeira mão, marcado para quarta-feira, em Camp Nou, acontece um dia depois de Tottenham e Ajax abrirem as ‘hostilidades’ nas meias-finais, em Londres, numa eliminatória que coloca frente-a-frente dois ‘outsiders’ com percursos deveras surpreendentes.

Os londrinos, que tinham alcançado esta fase em 1961/62, na primeira de cinco presenças na Taça/Liga dos Campeões Europeus, começaram por passar o grupo B em segundo lugar, atrás do FC Barcelona e à frente de Inter de Milão e PSV.

Nos ‘oitavos’, o Borussia Dortmund não conseguiu fazer face ao poderio dos ‘spurs’, que passaram a eliminatória com um agregado de 4-0 (3-0 e 1-0), antes de causarem surpresa nos quartos de final, num duelo britânico, ante o Manchester City, que era indicado como dos favoritos à vitória final, vencendo em casa por 1-0 e perdendo fora por 4-3.

Pela frente, o Tottenham terá um dos históricos do futebol europeu, os holandeses do Ajax, quatro vezes campeões europeus, a última das quais em em 1995, pela mão de Louis van Gaal, e que contam no plantel com os jovens talentos Matthijs de Ligt e Frenkie de Jong.

A equipa de Amesterdão, comandada por Erik ten Hag e que conta com o guarda-redes português Bruno Varela, passou o grupo E juntamente com o Bayern de Munique, deixando para trás Benfica e AEK, antes de causar sensação ao eliminar os poderosos Real Madrid, nos oitavos de final, e a Juventus, nos ‘quartos’.

De resto, a Liga dos Campeões deste ano terá uma final inédita, já que o Tottenham nunca chegou a uma final e o Ajax nunca defrontou FC Barcelona ou Liverpool na decisão.

A final da Liga dos Campeões está agendada para 01 de junho, no Estádio Wanda Metropolitano, em Madrid.

*Artigo publicado originalmente a 27 de abril de 2019