Pela terceira vez na história das competições de clubes da UEFA, os dois gigantes de Milão, AC Milan e Inter, vão medir forças na Liga dos Campeões. O Milan - que terá nesta primeira mão o estatuto de equipa da casa - levou a melhor nos dois encontros anteriores: nas meias-finais de 2002/03 devido aos golos fora de casa e nos quartos-de-final de 2004/05.

Campeão italiano em 2021/22, após um jejum de títulos de 11 anos, o Milan de Stefano Pioli venceu o primeiro dérbi da época, por 3-2, em Setembro, mas perdeu duas vezes com o Inter desde então: 3-0 na Supertaça de Itália, em Janeiro, e depois por 1-0 em Fevereiro, para a Série A. Lautaro Martínez e Edin Džeko, do Inter, já marcaram duas vezes contra os rossoneri na presente temporada.

Na classificação da Serie A, as duas equipas seguem em situação semelhante, entre as equipas que lutam por uma vaga na próxima edição da Champions, mas o Milan conta com o português RAfael Leão, que brilhou a grande altura na ronda anterior, frente ao Nápoles. Agora tentará fazer o mesmo diante daquele que foi o carrasco de FC Porto e Benfica nesta fase a eliminar da Liga dos Campeões 22/23.

Equipas prováveis

Milan: Maignan; Calabria, Tomori, Kjær, Theo Hernández; Tonali, Krunić; Saelemaekers, Bennacer, Brahim Diaz; Giroud

Inter: Onana; Darmian, Acerbi, Bastoni; Dumfries, Barella, Çalhanoğlu, Mkhitaryan, Dimarco; Martínez, Lukaku

O que dizem os treinadores

Stefano Pioli, treinador do Milan: "Parabéns aos meus jogadores [pela qualificação nos quartos-de-final]. Vamos ter mais dois jogos fantásticos, estimulantes e muito difíceis nas meias-finais. Fizemos muito na competição e não queremos ficar por aqui."

Simone Inzaghi, treinador do Inter: "Chegamos à primeira mão com motivação. Precisamos de utilizar o cérebro e o coração. Não tenho dúvidas quanto ao nosso coração, mas teremos que usar a cabeça, pois haverá dificuldades no caminho. A corrida vai durar 180 minutos e não devemos esquecer esse facto."