O FC Porto vai receber o Leicester sabendo que tem a estatística claramente do seu lado em receções a equipas inglesas, pelo menos num plano histórico. Enquanto anfitrião, o FC Porto já defrontou equipas inglesas em competições europeias por 16 vezes, tendo somado um total de sete vitórias, seis empates e três derrotas. No entanto, há que ter em conta que todas as derrotas registadas ocorreram já nos últimos sete anos, frente a Manchester City, Chelsea e Manchester United.

A última vez que o FC Porto recebeu uma equipa vinda de terras de Sua Majestade foi na última época, também na Liga dos Campeões e também na fase de grupos. Os 'dragões' ficaram colocados no grupo do Chelsea e receberam os 'blues' em setembro, tendo vencido por 2-1 graças a golos de André André e Maicon (Willian reduziu para os 'blues').

Três anos antes, a equipa 'azul-e-branca' recebeu o Manchester City nos 16-avos-de-final da Liga Europa e caiu em casa, com uma derrota por 2-1. Varela abriu o marcador mas Álvaro Pereira marcou na própria baliza e Aguero sentenciou a vitória dos 'citizens', que viriam a golear os 'dragões' por 4-0 em Manchester, ditando o fim da participação do FC Porto na prova.

Continuando numa viagem pelo passado chegamos à época 2009/10, que contou com quatro encontros com equipas inglesas, dois deles em casa. Nos duelos no Estádio do Dragão os resultados foram mistos. Ainda na fase de grupos da 'Champions', o FC Porto perdeu diante do Chelsea por 1-0, com um golo de Anelka. Mais tarde, nos oitavos-de-final da mesma prova, venceu o Arsenal por 2-1, com golos de Varela e Falcao (Campbell para os 'blues'), mas acabou por ser duramente goleado em Londres por 5-0.

A época anterior, 2008/09, contara também com quatro encontros com equipas inglesas, dois deles em casa e também aqui houve bons e maus resultados. Na receção ao Arsenal, na fase de grupos, os 'azuis-e-brancos' levaram a melhor com um triunfo por 2-0, graças a golos de Bruno Alves e Lisandro López, mas foram afastados nos quartos-de-final diante do Manchester United graças a um grande golo do português Cristiano Ronaldo (derrota por 0-1).

Até aqui, então, e tendo em conta apenas as últimas épocas, concluímos que mesmo no Dragão as equipas inglesas construíram ligeira vantagem, mas olhando para um plano global a história muda claramente de figura a favor do FC Porto. Isto porque entre 1974 e 2007 o FC Porto recebeu equipas inglesas por dez vezes e nunca perdeu. Empatou (1-1) frente ao Liverpool em 2007/08, frente a Chelsea (1-1) e Arsenal (0-0) em 2006/07, derrotou o Chelsea em 2004/05 e bateu também o Manchester United por 2-1 na célebre época de 2003/04, vindo depois a eliminar os 'red devils' em Manchester com o golo de Costinha que valeu o empate a uma bola.

Antes disso, o FC Porto somou um empate em 2000/01 diante do Liverpool (0-0) e resultados iguais diante de Manchester United (1996/97) e Tottenham (1991/92), neste último caso na extinta Taça das Taças. Na mesma competição, o FC Porto goleou (4-0) o Manchester United em 1977/78 e na Taça UEFA de 1974/75 goleou o Wolverhampton Wanderers por 4-1, neste caso na Taça UEFA, naquele que foi a primeira receção dos 'dragões' a equipas inglesas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.