O Benfica despediu-se com um triunfo da fase de grupos da Liga dos Campeões frente ao AEK (1-0). O único golo da partida foi marcado por Grimaldo na marcação de um livre. Era um jogo a feijões, com tudo definido no grupo E. O Benfica com destino garantido na Liga Europa e com o AEK à procura da primeiro ponto na fase de grupos.

A única coisa que importava ao Benfica era ser cabeça de série no sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa, estatuto que só é atribuído aos quatro melhores terceiros lugares de todos os grupos. A vitória ao AEK ajudou as 'águias', mas o empate do Lyon com o Shakhtar Donetsk foi a 'cereja no topo do bolo'.

No entanto, esta não é a primeira vez que o Benfica é 'resgatado' pelo emblema francês. Na edição da Liga dos Campeões da temporada 2010/2011, esta história já tinha acontecido. Na altura as duas equipas estavam no mesmo grupo e, na última jornada, aos 88 minutos, o Lyon empatou com o Hapoel e permitiu ao Benfica ficar no terceiro lugar e seguir para a Liga Europa.

Ao Benfica juntam-se Inter, Nápoles e Valência como cabeças de série, depois de caírem da liga milionária. Salzburgo, Zenit, Dínamo Zagreb, Arsenal, Eintracht Frankfurt, Dínamo Kiev e Chelsea são os restantes.