O sonho comanda esta noite a vida de Braga e Benfica. As duas equipas entram em campo com Dublin no horizonte, onde se disputará a 18 de Maio a final da Liga Europa, depois de uma inédita meia-final 100 por cento portuguesa. E faltam apenas 90 minutos e a confirmação do FC Porto para se realizar o desígnio da primeiro final lusitana numa prova da UEFA.

Para os bracarenses será uma estreia absoluta, caso consigam inverter a derrota de 2-1 da primeira mão. Para os encarnados, a passagem à final marca o regresso aos jogos decisivos na Europa, cerca de 20 anos após a última etapa do longo curriculum europeu do clube, que conta oito finais (duas vitórias na Taça dos Campeões Europeus).

Apesar desta realidade, a verdade é que as duas equipas ‘escondem’ nos seus plantéis diversos jogadores com experiência nestes jogos.

César Peixoto (FC Porto, 2003 e 2004), Pablo Aimar (Valência, 2004), Saviola (Sevilha, 2006) e Salvio (At. Madrid, 2010) são o expoente do Benfica em finais, com a curiosidade de todos terem feito a festa no fim destes jogos.

Do lado do Braga, a história de Miguel Garcia, Custódio e Hugo Viana não teve o mesmo final feliz. Em 2005, o trio arsenalista integrava a formação do Sporting que saiu derrotada em pleno estádio José Alvalade pelo CSKA Moscovo, por 3-1, na final da Taça UEFA.

Esta noite, apenas uma equipa poderá sorrir e continuar a alimentar o sonho de um feito único. Braga e Benfica defrontam-se hoje no estádio Axa, às 20h05, na segunda mão da meia-final da Liga Europa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.