O FC Porto luta pelos dois títulos, mas, independentemente do desfecho dos jogos de quarta-feira, em Dublin, e domingo, no Jamor, já sabe que disputará a fase de grupos da Liga dos Campeões, por ter conquistado o título nacional.

O Benfica, vice-campeão, tentará a entrada na mesma prova por intermédio dos “play-off”, enquanto o Sporting é o outro emblema nacional que já sabe como iniciará o trajecto europeu na próxima temporada, com os “play-off” de acesso à Liga Europa.

Esta vaga foi assegurada no sábado, na última jornada do campeonato, graças à vitória por 1-0 no terreno do “concorrente” Sporting de Braga, que até pode apurar-se directamente para a segunda prova europeia, caso ganhe quarta-feira ao FC Porto na final da Liga Europa.

Se perder a final europeia, os bracarenses ainda podem aspirar a um apuramento para a Liga Europa através dos “play-off”, mas para isso têm de esperar por domingo e torcer pelo triunfo do FC Porto sobre o Vitória de Guimarães na final da Taça de Portugal. Caso contrário, entra na “porta” da terceira (e penúltima) eliminatória de qualificação.

Quintos classificados no campeonato, os vimaranenses até podem entrar no apuramento à Liga Europa nos “play-off”, mas para isso terão se conquistar a Taça. Se perderem, começam na eliminatória imediatamente anterior, “promovendo” os vizinhos bracarenses para os “play-off”.

Tal como FC Porto, Benfica e Sporting, o Nacional, sexto classificado no campeonato, também já conhece o destino no arranque das qualificações europeias.

Independentemente do que falta ainda definir para “cima”, os madeirenses, que garantiram a vaga adicional depois de ganharem ao Beira-Mar (2-0 em Aveiro), começam pela segunda e antepenúltima pré-eliminatória da Liga Europa.